FCP logo

FC Porto B venceu por 2-1 na receção ao Leiria. Marcaram para os Dragões Wendel Silva e Kennyd Lucas

Foi no Olival que os bês portistas conseguiram obter o primeiro triunfo na Liga Portugal 2 em 2023/24. Após uma primeira parte sem golos, Wendel Silva e Kennyd Lucas fizeram as delícias dos adeptos na segunda parte, mas a vitória só chegou após vários minutos de atenção, entrega e resiliência defensiva (2-1). Com este triunfo, os azuis e brancos passam a somar cinco pontos e ocupam a quarta posição da tabela classificativa.

Os Dragões começaram melhor o encontro, com mais posse de bola e maior iniciativa ofensiva, mas o adversário mostrava-se sólido e sem dar espaços na zona defensiva. A primeira grande oportunidade de golos surgiu à meia hora para os portistas, com pedidos de penálti à mistura: Zé Pedro cruzou à direita, a bola foi desviada pela mão de Marco Baixinho e, na sequência do lance, Vasco Sousa – travado em falta em várias ocasiões durante a primeira parte sem nunca haver sanção para os infratores – atirou colocado, mas Kieszek mostrou-se atento e defendeu.

Na resposta, cinco minutos depois, Jair ganhou vantagem à direita em velocidade e cruzou para Arsénio que, sozinho perante Meixedo, viu o guarda-redes dos Dragões negar-lhe o golo com uma excelente defesa. O nulo mantinha-se ao intervalo e empurrava o destino da partida para a segunda parte.

O FC Porto B voltou pressionante dos balneários e Vasco Sousa, logo nos primeiros instantes da etapa complementar, testou a atenção de Kieszek com um remate forte à entrada da área. A resposta surgiu aos 53 minutos, quando, na sequência de um cruzamento, Róchez conseguiu cabecear para a baliza portista, mas em posição irregular por 25 centímetros, que foi assinalada pelo árbitro assistente e viria a ser confirmada pelo VAR.

O momento de maior destaque viria a suceder aos 69 minutos. Poucos momentos após António Folha ter mexido na equipa e feito entrar João Mendes, Nilton Varela e Dinis Rodrigues, o primeiro recuperou a bola ainda no meio-campo ofensivo, o segundo passou a bola a Wendel Silva, que à entrada da área rematou forte e bateu Kieszek. Estava aberta a contagem do marcador no Olival (1-0).

Aos 78 minutos, saiu um goleador para entrar outro. Wendel Silva deu o lugar a Kennyd Lucas, que viria a ser decisivo para as contas da partida. Após uma bola longa de Francisco Meixedo e uma sucessão de duelos aéreos, Nilton Varela conseguiu lançar Kennyd na profundidade e o 56, mesmo pressionado por um defesa, bateu o guardião oponente de pé esquerdo (2-0).

O adversário ainda reduziu em tempo de compensação por Leandro (90m+2) e pressionou nos últimos instantes da partida, mas a resiliência dos azuis e brancos manteve o 2-1 no marcador até ao apito final de João Gonçalves.

“Os treinadores nunca estão satisfeitos. Estou contente porque ganhamos, mas foi um jogo muito difícil. Sabíamos que íamos encontrar dificuldades, mas os miúdos não têm medo de jogar o jogo pelo jogo e o resultado foi incrível. Se ficasse 2-0, era injusto para o que fez o Leiria, mas se eles tivessem empatado também estaríamos aqui a falar num resultado injusto. Estou contente porque foi um grande jogo dentro e fora do campo, nos bancos também. O Wendel faz uma falta enorme, todos sabem a qualidade do Wendel. Espero que este golo lhe dê ânimo para continuar. Temos feito um bom trabalho, muitas vezes não conseguimos ganhar, mas quando perdemos temos de perder com esta atitude, com este querer, com esta determinação e qualidade de jogo”, afirmou António Folha no final do jogo.

No próximo sábado (11h00, Sport TV), o FC Porto B desloca-se a Mafra para disputar a quarta ronda do campeonato.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-UNIÃO DE LEIRIA, 2-1
Liga Portugal 2, 3.ª jornada
28 de agosto de 2023
Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival

Árbitro: João Gonçalves
Assistentes: João Bessa Silva e André Almeida
Quarto árbitro: Filipe Fernandes
VAR: Hélder Carvalho
AVAR: João Bento

FC PORTO B: Meixedo; Martim Fernandes, Zé Pedro (cap.), Gabriel Brás, Rodrigo Pinheiro, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Rui Monteiro, Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Rui Monteiro por João Mendes (67m), Rodrigo Pinheiro por Nilton Varela (67m), Abraham Marcus por Dinis Rodrigues (68m), Wendel Silva por Kennyd Lucas (78m) e Rodrigo Fernandes por Ussumane Djaló (90m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Romain Correia, Braíma Sambú e Rodrigo Mora
Treinador: António Folha

UNIÃO DE LEIRIA: Kieszek; Valdir Jr., Vasco Oliveira, Marco Baixinho, Ouattara, Cuca, Leandro Silva (cap.), Lucho, Jair Matheus, Arsénio e Bryan Róchez
Substituições: Ouattara por Kaká (45m), Valdir Jr por João Resende (73m), Arsénio por Leandro (86m)
Não utilizados: Fábio; João Oliveira, Tiago Ferreira, Jordan, Afonso Valente e Diogo Amado
Treinador: Vasco Costa

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Wendel Silva (69m), Kennyd Lucas (88m) e Leandro (90m+2)
Disciplina: cartão amarelo a Lucho (87m) e a Vasco Sousa (90m+7)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.