FCP logo

Rodrigo Mora, Gonçalo Sousa e Anha Candé construíram a vitória do FC Porto frente ao Antuérpia (3-1) na 4.ª jornada da Youth League

A equipa de sub-19 do FC Porto alcançou o terceiro triunfo europeu graças a uma excelente primeira parte. Duas semanas depois da goleada na Bélgica, os juniores receberam e venceram o Antuérpia por 3-1 na ronda quatro da UEFA Youth League. As finalizações de Gonçalo Sousa, Anha Candé e Rodrigo Mora, entre os 14 e os 24 minutos, deixaram os portistas com nove pontos, menos três do que o Barcelona, e com um pé no play-off.

Gabriel Brás ocupou a vaga de Martim Fernandes, desviou Bernardo Ferreira para o lado esquerdo da defesa, fez Dinis Rodrigues regressar à direita e o encontro começou a pender para o lado da casa desde cedo, quando André Oliveira desviou o canto de Jorge Meireles para o poste mais distante e Devalckeneer defendeu a recarga de Gonçalo Sousa.

Cinco minutos mais tarde, aos 13, Meireles solicitou Sousa e, de cabeça, o canhoto inaugurou o marcador do Municipal Jorge Sampaio. O 2-0 tardou pouco, nasceu de um remate longínquo de Anha Candé e antecedeu nova bola ao poste, da mesma autoria, a passe de Rodrigo Mora. Candé redimiu-se de imediato ao fazer uma assistência primorosa para Mora assinar o 3-0.

Gonçalo Sousa ficou perto de bisar em cima da meia-hora, não fosse outra boa intervenção a que Gonçalo Ribeiro deu resposta no ataque seguinte, provando ser mais do que um espetador atento. O guardião belga voltou a brilhar em cima do intervalo, após subida de Mora ao segundo andar.

No regresso das cabines Ussumane Djaló esteve perto de assinar o quarto, de pé esquerdo à entrada da área, antes de ser rendido por Mariano Regal enquanto Rodrigo Mora e Dinis Rodrigues deram lugar às entradas de Gil Martins e Fábio Amaral. 

Jorge Meireles ficou em campo para obrigar Devalckeneer a sujar o equipamento, Luís Gomes errou o alvo por centímetros e o score de 13-1 em remates enquadrados ilustrava bem o que se ia passando no relvado de Pedroso. Meireles saiu, ao mesmo tempo de André Oliveira, e foi já com João Teixeira e Tiago Andrade em ação que o Antuérpia reduziu, por Vandeplas.

Até ao apito final de Andreas Argyrou ainda sobrou tempo para Anha Candé desperdiçar a hipótese de dar contornos de goleada à partida e para o juiz cipriota anular um golo de Mariano Regal. O 3-1 final só pecou por escasso.

“Não deixámos o adversário jogar, criámos muitas oportunidades e fizemos 75 minutos de excelência. Depois cometemos alguns erros individuais, perdemos a bola, mas sabemos que estes jovens têm qualidade. O mais importante é pensarmos no próximo jogo e lutar pelos três pontos para demonstrarmos a qualidade da formação do FC Porto”, declarou Nuno Capucho após o término da contenda.

Segue-se uma deslocação a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave, na 13.ª jornada do campeonato (sábado, 11h00, Canal 11).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ANTUÉRPIA, 3-1
UEFA Youth League, Grupo H, 4.ª jornada
7 de novembro de 2023
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Andreas Argyrou (Chipre)
Assistentes: Kyriakos Sokratous e Evagoras Evagorou (Chipre)
Quarto árbitro: Miguel Fonseca (Portugal)

FC PORTO: Gonçalo Ribeiro; Dinis Rodrigues, Gabriel Brás (cap.), Luís Gomes, Bernardo Ferreira, André Oliveira, Ussumane Djaló, Rodrigo Mora, Gonçalo Sousa, Jorge Meireles e Anha Candé
Substituições: Ussumane Djaló por Fábio Amaral (61m), Rodrigo Mora por Mariano Regal (61m), Dinis Rodrigues por Gil Martins (61m), André Oliveira por João Teixeira (75m) e Jorge Meireles por Tiago Andrade (75m)
Não utilizados: Diogo Fernandes; Alfa Baldé
Treinador: Nuno Capucho

ANTUÉRPIA: Devalckeneer (cap.); Renders, Elmazhad, Alou Issa, Lievens, Courtens, Abdelhamid, Verstraeten, De Wit, Godelaine e Vandeplass
Substituições: Lievens por Van Helden (46m), Godelaine por Hamdaoui (68m), Abdelhamid por Gielkens (68m) e De Wit por Darcon (85m)
Não utilizados: Merckx; Scheelen e Pham Anh
Treinador: Thomas Wils

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Gonçalo Sousa (14m), Anhá Candé (20m), Rodrigo Mora (24m) e Vandeplas (79m)
Disciplina: cartão amarelo a Courtens (48m)

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.