FCP logo

Sérgio Conceição lidera um plantel “habituado à pressão” na Champions (quarta-feira, 20h00)

O FC Porto está a um ponto de repetir a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas “nenhum adepto ficará satisfeito com o empate” e Sérgio Conceição não foge à regra “enquanto treinador e sócio” do clube.

Na antevisão da sexta ronda da fase de grupos, marcada para as 20h00 desta quarta-feira no Estádio do Dragão (TVI/DAZN), o timoneiro portista prevê “um jogo muito importante para o Shakhtar”, adversário "recheado de jogadores de seleção" que se apresentará “num 4-3-3 clássico” com “muita qualidade individual”, que “ganhou ao Barcelona” e representa “um país que atravessa momentos muito difíceis”.

Desejoso de que “as três equipas estejam ao seu nível, que ganhe o melhor e que a melhor seja o FC Porto”, o técnico relembra que é preciso “fazer por merecer estar nos oitavos, pela história, pelo peso e pela importância da passagem para um clube que não é dos países financeiramente mais fortes”.

“A nossa mentalidade, postura e preparação é com o intuito de ganhar”, explica quem sabe "a confiança é o trabalho diário" e “o futebol é um recomeçar constante”. “É uma final e nós damo-nos bem com finais”, acrescenta o líder de um grupo de atletas “habituados a essa pressão” numa casa onde “dar tudo não chega e ir ao limite é o mínimo”.

Perante os problemas físicos na defesa, Sérgio Conceição revela que “João Mário vai ser até à última e o Wendell também é possível” que recupere. Zé Pedro e João Mendes estão fora da lista enviada à UEFA, portanto as soluções são óbvias: “Se não recuperarem lanço o Zaidu e o Jorge ou faço adaptações”.

“Fábio Cardoso a titular é uma dedução de alguém habituado a ver futebol”, retorquiu o técnico questionado sobre o tema e seguro de que “quando não se sofre está-se mais perto de ganhar”. “Se formos competentes as coisas vão correr bem”, atesta depois de repetir os apelos à “consistência e solidez como equipa”.

No dia em que se assinalam os 19 anos do segundo título mundial dos Dragões, no Japão, Sérgio Conceição puxou a fita atrás, até Viena e Gelsenkirchen, para relembrar o quão difícil é ter sucesso além-fronteiras: “O futebol é bonito porque em 1987 ninguém diria que o FC Porto conseguia o que conseguiu e em 2004 também, mas é cada vez mais difícil”.

Com “onze de início, doze no banco” e desejoso de “contar com toda a gente disponível”, o mister confidenciou ter “muita vontade de atingir os oitavos pela quinta vez” e de “chegar o mais longe possível nesta competição”. “Estou aqui para conquistar títulos e todas as vitórias são importantes”, atirou em jeito de resumo.

Através da FC Porto TV poderá ver ou rever a conferência de imprensa de Sérgio Conceição na íntegra.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.