Estádio do Dragão acolhe o duelo da 8.ª jornada da Liga Europa a partir das 20h00
A oitava e derradeira jornada da Liga Europa opõe o FC Porto ao Rangers FC e joga-se a partir das 20h00 no Estádio do Dragão (Sport TV5). Já qualificados para a fase a eliminar, os comandados de Francesco Farioli somam 14 pontos, ocupam a 9.ª posição da tabela classificativa e procuram evitar os dois jogos do play-off nas últimas semanas de fevereiro.
Lyon (1.º) e Aston Villa (2.º), com 18 pontos cada, já asseguraram a presença no top-8, seguindo-se SC Freiburg (17), Midtjylland (16), SC Braga (16), AS Roma (15), Ferencváros (15) e Real Betis (14) nos lugares de apuramento direto para os oitavos de final. Em caso de igualdade pontual, a desempate será feito através da diferença de golos.
Nesse capítulo, os portistas têm um saldo positivo de quatro (10 marcados e 4 sofridos), contra os cinco do Real Betis (11-6) e Ferencváros (12-7), seis do SC Braga (11-5), sete da AS Roma (12-5) e SC Freiburg (10-3) e oito do Midtjylland (16-8).
Os escoceses já não têm hipóteses de continuar em prova, depois de terem perdido contra o Genk (0-1), o Sturm Graz (2-1), o Brann (3-0), a AS Roma (0-2) e o Ferencváros (2-1), dividido pontos com o SC Braga (1-1) e vencido o Ludogorets (1-0) nas sete primeiras rondas da fase de liga,
O FC Porto, por sua vez, bateu o FC Salzburg (0-1), o Estrela Vermelha (2-1), o OGC Nice (3-0) e o Malmö FF (2-1), empatou em Utrecht (1-1) e em Plzeň (1-1) e sofreu o único desaire em Nottingham, diante do Forest (2-0).
Nos seis confrontos anteriores entre as duas equipas, o FC Porto só levou a melhor numa ocasião - na longínqua Taça das Taças 1983/84, graças a um golo solitário de Fernando Gomes no Estádio das Antas (1-0). Nas restantes cinco, contam-se duas igualdades a uma bola no Dragão - nas fases de grupos da Liga dos Campeões 2005/06 e da Liga Europa 2019/20 - e três desaires na Escócia - um em cada edição das competições anteriormente referidas.
Os bilhetes para o encontro continuam à venda nos locais habituais e, para acederem ao Estádio do Dragão, os portistas devem apresentar o Cartão de Sócio (em formato físico ou na Wallet) ou o Cartão de Acessos - que pode ser descarregado na Área Pessoal da plataforma bilhetes.fcporto.pt. As portas do recinto abrem 90 minutos antes do apito inicial, às 18h30, e quota mínima é a de dezembro.
FC Porto
Na antevisão de “um jogo muito importante para todas as competições”, Francesco Farioli garantiu que “a Liga Europa é um dos principais objetivos da temporada” e prometeu “jogar todas as cartas para conseguir acabar no top-8”. “Preparado para o pior cenário” e à espera de “um desafio competitivo, intenso e exigente”, o técnico italiano lembrou que “no FC Porto a prioridade é ganhar o próximo jogo” e deu voz ao desejo de fazer “uma grande exibição coletiva apoiada pela força do Dragão”.
“Vamos entrar com muita motivação e desejo para colocar toda a energia que temos dentro de campo”, assegurou o timoneiro de “uma equipa que entra a todo o gás em todos os jogos” para quem “não há fadiga que atinja um grupo com tanta vontade”. Decidido a “entrar em campo sempre um passo à frente”, Francesco Farioli constata que “perfeição não existe, é apenas uma questão de trabalho, de rotina e de manter a ambição e desejo” em níveis elevados.
Sentado ao lado do treinador na sala de imprensa do CTFD Jorge Costa, Rodrigo Mora começou por revelar que “jogar no Dragão é sempre especial” antes de perspetivar “um jogo intenso contra uma equipa que vem de várias vitórias consecutivas” no equador de “um ano muito positivo a nível pessoal e para o Clube”. Desejoso de que “continue assim até ao final da época”, o médio de 18 anos confidenciou que “a ambição de vencer todos os jogos é o que une o grupo” e manifestou a vontade de “chegar muito longe nesta competição”.
“Vamos jogo a jogo com o objetivo de chegar o mais longe possível. Por enquanto, estamos focados no Rangers e num jogo importante para nós”, sublinhou o jovem disposto a “dar o máximo” para “evoluir todos os dias” e levar de vencido “um jogo muito equilibrado”. Diogo Costa falhou o último treino depois de ter apresentado sintomas febris. No boletim clínico figuram ainda os nomes de Nehuén Pérez e Luuk de Jong.
Rangers FC
Depois de um início de época atribulado que ditou a saída de Russell Martin, o Rangers FC atravessa uma sequência de oito vitórias consecutivas e está novamente na luta pela reconquista do título nacional que escapa desde 2021.
Sob o comando do alemão Danny Röhl - antigo técnico principal do Sheffield Wednesday e adjunto no Bayern de Munique, Southampton e RB Leipzig -, o emblema 55 vezes campeão escocês soma 14 triunfos nos últimos 22 jogos e continua a correr atrás do sonho de fazer a dobradinha.
O guarda-redes Jack Butland, os defesas James Tavernier, Max Aarons, John Souttar, Nasser Djiga, Jayden Meghoma, os médios Thelo Aasgaard, Nicolas Raskin, Connor Barron, Mohammed Diomandé e o avançado Djeidi Gassama são os 11 atletas mais utilizados pelos protestantes, que também costumam apostar no central Emmanuel Fernandez, no extremo Mikey Moore e no ponta de lança Bojan Miovski. O português Youssef Chermiti chegou a Glasgow no verão passado e começou a dar nas vistas nas últimas semanas.
Apesar de jogar a lateral direito, o capitão James Tavernier continua a destacar-se no plano ofensivo e é mesmo o melhor marcador da equipa, com nove golos. Logo a seguir surgem Bojan Miovski (8), Djeidi Gassama (7), Thelo Aasgaard (5), Emmanuel Fernandez (5), Danilo (4) e Chermiti (4). Nicolas Raskin (7) lidera a contabilidade das assistências à frente de Jayden Meghoma (5) e de Tavernier (4).
Equipa de arbitragem
O belga Jasper Vergoote terá como assistentes os compatriotas Michael Geerolf e Marijn Tiesters, sendo Kevin Van Damme o quarto árbitro. Natural da Bélgica será também o videoárbitro Jan Boterberg, que contará com o auxílio do AVAR Paulus van Boekel.
Árbitro FIFA desde 2023, Jasper Vergoote nunca dirigiu qualquer encontro do FC Porto ou do Rangers FC. Na presente temporada, já ajuizou jogos de qualificação para a Liga dos Campeões e da fase de grupos da Liga Conferência. A nível internacional, esteve ainda na qualificação para o Campeonato da Europa de sub-21.
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.