FC Porto B perdeu em Paços de Ferreira (3-0) na 16.ª jornada da Liga Portugal 2
A equipa B do FC Porto regressou do Estádio Capital do Móvel sem golos e sem pontos. Pela segunda vez esta temporada, a primeira desde o dia 16 de setembro, os portistas não marcaram uma única vez e acabaram por perder 3-0 em Paços de Ferreira na ronda 16 da Segunda Liga. O quarto desaire consecutivo dos Dragões, que mantêm os mesmos 21 pontos, permite a ultrapassagem do adversário desta tarde (22) e afasta-os da metade superior da tabela classificativa.
Bernardo Folha integrou a convocatória de Sérgio Conceição para o dérbi no Bessa, ficou fora das opções de António Folha e foi preterido por Braíma Sambú no onze dos “bês”, que se viram confrontados com a desvantagem bem cedo: Welton Júnior aproveitou as sobras de um cruzamento desde a direita e abriu contagem sem dificuldade (1-0).
O marcador de serviço protagonizou novo lance de extrema importância passado outro quarto de hora, quando entrou duríssimo sobre Jorge Meireles e obrigou o VAR a intervir. Na revisão de um lance que nem deveria merecer segundo olhar, e para surpresa de todos, Anzhony Rodrigues decidiu mostrar o cartão amarelo em vez do vermelho direto que se exigia.
Os castores, que na época transata militavam no principal escalão, não se fizeram rogados e aproveitaram a igualdade numérica para dobrarem a vantagem na bola parada seguinte, por Costinha (2-0). A perderem por dois, os azuis e brancos regressaram das cabines com Rodrigo Mora, sem Braíma e com Vasco Sousa mais recuado no terreno.
Doze minutos volvidos, aos 57, Wendel Silva desperdiçou a melhor chance até então, pouco depois Vasco Sousa atirou à figura de Marafona e Jorge Meireles apresentou queixas físicas, acabando substituído por Anha Candé. Recém-entrado para o lugar de Rodrigo Pinheiro, tal como António Ribeiro para o de Rodrigo Fernandes, Martim Fernandes ofereceu o golo a Anha Candé, mas o avançado de 16 anos errou o alvo por centímetros.
O resultado ganhou contornos ainda mais disformes em cima dos noventa, após um remate longínquo de Aldair que deixou Francisco Meixedo sem hipóteses de defesa (3-0). Até ao apito final ainda houve tempo para Ussumane Djaló render Vasco Sousa no setor intermédio.
“Nota-se que há intranquilidade na equipa, porque o mês de janeiro é terrível para estes jovens. É muito burburinho, fala-se de muita coisa e isso destabiliza. Temos sentido isso e a equipa mostra-se muito instável. As expetativas dos jogadores passam por subir a outros patamares e tem sido difícil gerir esta situação. Enquanto as coisas não estiverem decididas temos de ser os maiores profissionais até ao último minuto e hoje não gostei da minha equipa. O Paços ganhou e ganhou bem, mas não defrontou o adversário que esperava. Não fomos fortes coletivamente, jogámos de forma anárquica e assim as coisas não resultam. Os jogadores devem manter os pés no chão porque de promessas está o mundo cheio, ações é que é mais difícil. Tenho jogadores alvo de muita cobiça na primeira liga e no estrangeiro, mas eles têm de perceber que o objetivo é chegar à equipa A. Se não chegam e deram tudo, paciência, mas têm de ser profissionais e não embandeirar em arco. Eles estão no FC Porto para jogar no FC Porto”, declarou António Folha no rescaldo da partida.
No próximo domingo, dia 14 de janeiro, há clássico entre as formações B do FC Porto e Benfica no Olival (15h30, FC Porto TV/Porto Canal).
FICHA DE JOGO
PAÇOS DE FERREIRA-FC PORTO B, 3-0
Liga Portugal 2, 16.ª jornada
7 de janeiro de 2024
Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira
Árbitro: Anzhony Rodrigues
Assistentes: Rúdi Rodrigues e Vítor Aires
Quarto árbitro: Pedro Vieira
VAR: Bruno Vieira
AVAR: Hugo Ribeiro
PAÇOS DE FERREIRA: Marafona (cap.); Aldair, Ferigra, Pedro Ganchas, Simão Rocha, Luiz Carlos, Gorby, Costinha, Welton Júnior, Brian Cipenga e Rui Fonte
Substituições: Welton Júnior por Tiago Ribeiro (79m), Brian Cipenga por Miguel (88m), Gorby por Marcos Paulo (88m), Costinha por João Celeri (90+3m) e Rui Fonte por Bastos (90+3m)
Não utilizados: Jeimes; Ícaro Silva, Antunes e Josué Chibozo
Treinador: Ricardo Silva
FC PORTO B: Francisco Meixedo; Rodrigo Pinheiro, Romain Correia (cap.), David Carmo, Nilton Varela, Rodrigo Fernandes, Braíma Sambú, Jorge Meireles, Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Braíma Sambú por Rodrigo Mora (45m), Jorge Meireles por Anha Candé (66m), Rodrigo Pinheiro por Martim Fernandes (74m), Rodrigo Fernandes por António Ribeiro (74m) e Vasco Sousa por Ussumane Djaló (88m)
Não utilizados: Diogo Fernandes; Gabriel Brás, Gonçalo Sousa e Rui Monteiro
Treinador: António Folha
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Welton Júnior (15m), Costinha (32m) e Aldair (86m)
Disciplina: cartão amarelo a Welton Júnior (28m), Rodrigo Pinheiro (41m) e Rodrigo Fernandes (58m)
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.