FC Porto venceu o FC Gaia (45-27) na 16.ª jornada do Andebol 1
A equipa de andebol do FC Porto deslocou-se ao Pavilhão do FC Gaia e bateu a formação local por 45-27 na ronda 16 da fase regular do Campeonato Nacional. Com este resultado, os portistas passam a somar 42 pontos e sobem provisoriamente ao primeiro lugar em igualdade pontual com o Sporting, que tem menos dois jogos disputados e defronta o Belenenses neste momento.
Privados dos lesionados Diogo Rêma, Thorsteinn Gunnarsson, Linus Persson e Miguel Oliveira, bem como de Antonio Martínez por opção técnica, os comandados de Magnus Andersson demoraram cerca de dez minutos a carburar (5-4), mas nunca deixaram a equipa da casa distanciar-se e rapidamente impuseram a lei do mais forte com Pedro Oliveira (cinco) e Vasco Costa (quatro) em particular evidência no capítulo ofensivo durante a primeira meia-hora.
A ganhar por sete ao intervalo (14-21), os Dragões foram gerindo essa vantagem na segunda parte e confirmando o favoritismo que lhes era atribuído à partida para o duelo em casa do conjunto penúltimo classificado, com apenas uma vitória em 15 jogos. Ao cabo de 60 minutos, já com o jovem Bernardo Sousa na baliza, 18 golos separavam as duas equipas (27-45) e a buzina confirmava um desfecho há muito anunciado. José Luís Ferreira, autor de sete remates certeiros, foi o melhor marcador da tarde em Vila Nova de Gaia.
O Dragão Arena vai acolher dois jogos de andebol antes da paragem para o Campeonato da Europa, que terá lugar na Dinamarca, Noruega e Suécia entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro: um contra o Póvoa AC, a contar para a 17.ª jornada do campeonato (quarta-feira, 20h00), e outro contra o CDE Camões, referente aos “16 avos” da Taça de Portugal (20 de dezembro, 17h30).
Ficha de jogo
FC GAIA 27-45 FC PORTO
Andebol 1, fase regular, 16.ª jornada
13 de dezembro de 2025
Pavilhão do FC Gaia, em Vila Nova de Gaia
Árbitros: Gonçalo Santos e Nuno Santos
FC GAIA: David Sousa e David Vieira; Dinis Santos (3), Rodrigo Esteves (4), Gustavo Rato, Vasco Areias (4), Rui Rodrigues (5), António Freitas, Francisco Coelho (1), Miguel Carvalho (1), João Pereira (1), Miguel Pereira (1), Gonçalo Gomes (1), Noah Hays (1), André Rei (3) e João Pires (2)
Treinador: Ricardo Antunes
FC PORTO: Sebastian Abrahamsson e Bernardo Sousa; Pol Valera (2), Freddy Álvarez (4), Rui Silva, Daymaro Salina (3), Vasco Costa (4), Mamadou Diocou (5), Leonel Fernandes (6), José Luís Ferreira (7), Henrique Magalhães (3), Marcus Dahlin (3), Jesús Hurtado, Pedro Oliveira (6), Ricardo Brandão (2) e Timmy Petit
Treinador: Magnus Andersson
Ao intervalo: 14-21
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.