FCP logo

FC Porto B empatou em Leiria (1-1) em inferioridade numérica desde o minuto 57

Mesmo reduzida a dez durante mais de meia-hora, a equipa B do FC Porto conseguiu resgatar um ponto no Dr. Magalhães Pessoa (1-1). Em Leiria, na 20.ª jornada da Liga Portugal 2, Abraham Marcus marcou o golo portista, a União respondeu em cima do descanso e Zé Pedro acabou expulso num lance insólito que abriu uma segunda parte de muito esforço. Com este resultado, os Dragões passam a somar 26 pontos e a partilhar o 10.º lugar com o Benfica B, que tem menos um jogo disputado.

António Folha mudou três peças no onze que havia vencido o Belenenses - Zé Pedro, Bernardo Folha e Wendel Silva renderam Eric Pimentel, Rodrigo Mora e Anha Candé - e foi preciso esperar apenas 19 minutos para que o marcador mexesse: abertura perfeita desde o flanco direito, trabalho sublime de Gui Guedes sobre a esquerda e Abraham Marcus só teve de encostar à boca da baliza (0-1).

O golo forasteiro fez subir as temperaturas em Leiria, o conjunto da casa aumentou os índices de agressividade e empatou já dentro do período de compensação, num lance em que Martim Fernandes foi impedido de sair ao cruzamento e em que Bura acabou por ganhar nas alturas a Rodrigo Pinheiro (1-1). O VAR analisou a situação e não detetou qualquer infração.

À passagem da hora de jogo, como manda a tradição, o juiz Bruno Pires Costa anunciou na instalação sonora do estádio a amostragem de um cartão vermelho a Zé Pedro por “anular uma clara oportunidade de golo” - se a falta deixa dúvidas, do resto nem se fala. António Folha deu voz à indignação de todos e acabou por também receber ordem de expulsão.

Em inferioridade numérica, os azuis e brancos continuaram a lutar olhos nos olhos com os unionistas, nunca foram abaixo e as entradas de Adramane Cassamá, Rodrigo Fernandes e Rui Monteiro - após as saídas de Gui Guedes, Vasco Sousa e Rodrigo Pinheiro - ajudaram a disfarçar o natural desgaste que a equipa ia exibindo. Até ao triplo apito do árbitro vianense ainda houve tempo para Anha Candé e Gonçalo Sousa substituírem Wendel Silva e Abraham Marcus.

“Tivemos uma boa entrada, marcámos um golo, tivemos oportunidade de fazer o segundo e sofremos o empate mesmo em cima da pausa. Na segunda parte jogámos mais subidos, com mais bola, ficámos com menos um e aí apareceram os valores do FC Porto. Valores que toda a gente deve ter, como diz o nosso presidente. Muitas vezes olha-se apenas para a qualidade, mas a parte mental é muito importante para jogar com este símbolo ao peito. Demonstrámos organização, muita alma e muito espírito com jovens numa equipa B recheada de alterações. Parabéns a eles”, declarou o treinador-adjunto Fábio Moura no rescaldo do encontro.

No próximo domingo, dia 11 de fevereiro, o CD Mafra visita o Olival (15h30, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

UD LEIRIA-FC PORTO B, 1-1
Liga Portugal 2, 20.ª jornada
3 de fevereiro de 2024
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria

Árbitro: Bruno Pires Costa
Assistentes: Pedro Ribeiro e Jorge Fernandes
Quarto árbitro: Alexandre Ferreira
VAR: Miguel Nogueira
AVAR: Hugo Coimbra

UD LEIRIA: Fábio, Valdir, Marco Baixinho, Bura, Tiago Ferreira, Empis, Leandro Silva (cap.), Dje D'avilla, Jordan, Lucho e Rochez
Substituições: Marco Baixinhopor Vasco Oliveira (45m), Valdir por Jair Matheus (45m), Leandro Silva por Marcos Silva (73m), Jordan por Leandro (73) e Tiago Ferreira por Ouattara (73m)
Não utilizados: João Oliveira; Lystsov, Arsénio e Ayongo
Treinador: Vasco Costa

FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro, Martim Fernandes, Zé Pedro (cap.), Romain Correia, Rodrigo Pinheiro, Braíma Sambú, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Gui Guedes, Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Gui Guedes por Adramane Cassamá (71m), Vasco Sousa por Rodrigo Fernandes (78m), Rodrigo Pinheiro por Rui Monteiro (79m), Abraham Marcus por Anha Candé (89m) e Wendel Silva por Gonçalo Sousa (89m)
Não utilizados: Diogo Fernandes; Eric Pimentel, António Ribeiro e Rodrigo Mora
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Abraham Marcus (19m), Bura (45+2m)
Disciplina: cartão amarelo a Rodrigo Pinheiro (23m), Jordan (43m), Gonçalo Ribeiro (45+3m), Rochez (45+3m) e Wendel Silva (90m); cartão vermelho a Zé Pedro (57m)

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.