FCP logo

FC Porto goleou o SC Tomar (9-0) e qualificou-se no 1.º lugar do grupo para os “quartos” da Champions de hóquei

A equipa de hóquei em patins do FC Porto garantiu a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões com uma goleada das antigas. O empate bastava para os portistas carimbarem o passaporte rumo à fase seguinte, porém, frente ao Sporting de Tomar, os detentores do título europeu não deram hipótese, impuseram-se por 9-0 e aproveitaram o empate do Lleida em Trissino (5-5) para levarem de vencida o Grupo C na penúltima ronda.

Ricardo Ares apresentou os mesmos 10 que tinham vergado o Benfica (7-1) e só precisou de esperar seis minutos para que o marcador mexesse: Gonçalo Alves trabalhou por entre vários adversários, contornou a baliza de António Marante e descobriu Rafa, que só teve de encostar (1-0). 

O segundo golo da noite surgiu pouco depois e teve assinatura do assistente do primeiro, na recarga de um remate distante de Edu Lamas (2-0). O terceiro tardou pouco a até foi duplamente negado a Carlo Di Benedetto, mas Diogo Barata teve mais pontaria e mostrou que os defesas também atacam (e bem). 

Gonçalo Alves voltou a faturar 23 segundos depois, de grande penalidade (4-0), Xavier Malián negou um livre direto a Gonçalo Neto, Rafa elevou a contagem até à mão cheia (5-0) e Hélder Nunes até à meia dúzia em cima do intervalo (6-0).

Ezequiel Mena juntou-se à festa para lá da meia-hora (8-0), ganhou-lhe o gosto e bisou na ofensiva seguinte com direito a nota artística (9-0). Gonçalo Alves não queria ficar atrás do internacional argentino, por isso marcou outro golo de bandeira que lhe valeu o hat-trick a sete minutos do fim (9-0). O camisola 77 viu um cartão azul, Leonardo Pais defendeu a bola parada resultante dessa admoestação e a buzina soou para assinalar uma goleada com folha limpa.

“Estamos numa linha de humildade, de sacrifício coletivo e se continuarmos assim os resultados vão continuar a aparecer. Nos primeiros minutos estivemos um bocado lentos, mas depois fizemos uma exibição perfeita e conseguimos o objetivo de nos qualificarmos em primeiro lugar. Era algo que nos preocupava, porque vamos ter a Taça Intercontinental e a seguir um jogo em Itália que podia ser decisivo para ficarmos em primeiro. Objetivo cumprido, estou muito contente com uma exibição muito boa de todos os elementos, inclusivamente do Leonardo País que entrou frio e teve uma prestação fantástica. Estou muito feliz por todos e agora há que seguir nesta linha de humildade. Trabalhar sobre vitórias dá confiança aos atletas, à equipa e é este FC Porto que queríamos desde o início. O grupo está de parabéns, percebeu por onde tem de ir e daqui não podem sair mais”, declarou Ricardo Ares no rescaldo do encontro.

Segue-se uma deslocação a Valongo, referente à 17.ª jornada do campeonato, antes da viagem para a Argentina (18h30, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SC TOMAR, 9-0

Liga dos Campeões, Grupo C, 5.ª jornada
8 de fevereiro de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Sergi Mayor e Álvaro de La Hera (Espanha)

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Hélder Nunes, Rafa e Gonçalo Alves (cap.)
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Edu Lamas, Diogo Barata, Ezequiel Mena e Carlo Di Benedetto
Treinador: Ricardo Ares

SC TOMAR: António Marante (g.r.), Filipe Almeida, André Centeno, Pedro Martins (cap.) e Alexandre Marques 
Suplentes: José Silva (g.r.), Lucas Honório, Diogo Cortez, Gonçalo Neto e Franco Ferruccio
Treinador: Nuno Lopes

Ao intervalo: 6-0
Marcadores: Rafa (6m e 21m), Gonçalo Alves (11m, 15m e 43m), Diogo Barata (15m), Hélder Nunes (24m) e Ezequiel Mena (31m e 32m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.