FCP logo

FC Porto podia ter saído de Barcelos com uma goleada e sofreu o empate nos descontos (1-1)

O FC Porto empatou neste domingo diante do Gil Vicente (1-1), no Estádio Cidade de Barcelos, em jogo a contar para a 23.ª jornada do campeonato. Evanilson, de penálti (55m), fez o golo dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, com 49 pontos, menos nove do que o líder Benfica.

Com Eustáquio e Iván Jaime a renderem Nico González e Galeno no onze inicial lançado por Sérgio Conceição, o FC Porto entrou melhor do que o Gil Vicente no encontro, mas até pertenceu aos minhotos a primeira oportunidade, quando Rúben Fernandes apareceu ao segundo poste a cabecear ao lado (17m). Na resposta, Francisco Conceição desbaratou o lado esquerdo da defensiva barcelense e ofereceu o golo a Evanilson que, já dentro da área, acertou mal na bola e errou o alvo (26m).

Quase sempre por cima, o FC Porto manteve-se firme na busca da vantagem e esteve muito perto de abrir o ativo após uma investida de Wendell que não deu um autogolo de Rúben Fernandes por milagre (36m). Os azuis e brancos até introduziram a bola na baliza por intermédio de Eustáquio, na sequência de um canto batido por Iván Jaime, mas Fábio Veríssimo assinalou uma falta de Wendell sobre Andrew (42m). No que diz respeito aos cartões amarelos, o critério do árbitro de Leiria deixou muito a desejar na etapa inicial.

O descanso fez bem ao FC Porto, que entrou com tudo na segunda parte e quase ganhou vantagem no primeiro minuto da etapa complementar, mas o cabeceamento de Eustáquio saiu à figura de Andrew (46m). A superioridade portista foi crescendo com o avançar do relógio e, numa das muitas investidas à área minhota, Mory Gbane cortou a bola com o braço numa finta de Pepê e Fábio Veríssimo não teve dúvidas em apontar para a marca dos 11 metros. Evanilson assumiu a responsabilidade e permitiu a defesa de Andrew, mas na recarga não perdoou e assinou o 1-0 em Barcelos (55m).

A partir daqui, o jogo ficou mais partido e abriram-se mais espaços, o que ajuda a explicar a sucessão de oportunidades: Evanilson falhou o bis por centímetros (61m); Francisco Conceição quase marcou um golo à Francisco Conceição (64m); Pepê, na cara do guarda-redes do Gil Vicente, errou nas medidas do “chapéu” por muito pouco (70m) e Otavio quase se estreou a faturar de Dragão ao peito (76m). Já dentro do quarto minuto de compensação, quando a vitória portista parecia uma inevitabilidade, Thomas Lopes fez o empate para o Gil Vicente e estabeleceu o 1-1 final (90m+4).

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.