FCP logo

Gil Vicente-FC Porto joga-se a partir das 18h00 em Barcelos e na Sport TV

Acabado de se superiorizar ao segundo plantel mais valioso da Europa e de amealhar uma importante vantagem nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto volta a focar-se na perseguição ao título nacional, o "principal objetivo" de Sérgio Conceição, e para este domingo está marcada uma difícil deslocação a Barcelos (18h00, Sport TV). Na primeira volta, Eustáquio decidiu a favor dos da Invicta aos 91 minutos, depois de Iván Jaime ter inaugurado o marcador aos oito e de Depú ter reduzido ainda antes do intervalo.

Um galo que não se farta de cantar
O FC Porto vai ter pela frente a sexta melhor equipa do campeonato a jogar em casa (19 pontos) e a sexta com mais pontos amealhadas nos últimos cinco jogos (nove). O Gil Vicente só tem duas derrotas em Barcelos - frente a Benfica (3-2) e Vizela (1-0) - e já travou as intenções de SC Braga (3-3) e Vitória de Guimarães (1-0). Os gilistas são o oitavo melhor ataque da prova (33 golos), o quarto melhor na condição de visitados (22 golos), e a sexta pior defesa (36 golos sofridos). Rúben Fernandes, o capitão e central de 37 anos, é o único totalista no campeonato nacional.

Combustível europeu leva a ambição até Barcelos
Os Dragões vêm de uma fantástica vitória europeia, na qual Galeno esteve em destaque ao marcar o único golo do encontro aos 94 minutos, um pontapé fabuloso que fez os 50 mil adeptos presentes no estádio exultarem de alegria, o levou até à Equipa da Semana da Champions e acabou nomeado Golo da Semana pela UEFA. 

Nos últimos cinco jogos, o camisola 13 e Evanilson contribuíram para cinco remates certeiros dos portistas e são duas armas a ter em conta pelos gilistas. Na defesa, Otavio e Wendell também estiveram entre os melhores do Velho Continente esta semana. O central, que se estreou na Liga dos Campeões, foi decisivo ao assistir para o golo que valeu o triunfo. 

O único amargo da Champions foi a fadiga muscular acumulada pelo lateral esquerdo brasileiro, que treinou integrado condicionado e está em dúvida para o duelo deste domingo. Gonçalo Ribeiro, Iván Marcano, Zaidu e Mehdi Taremi são cartas fora do baralho de Sérgio Conceição, que encara a 23.ª jornada “como uma autêntica final” em que “a margem de erro é praticamente nula” e relembra: “A nossa Champions é o Campeonato”.

A correria habitual
O triunfo frente ao Estrela da Amadora marcou o início de um ciclo apertado para o FC Porto em termos de calendário. Desde o triunfo contra os tricolores, a equipa técnica teve apenas quatro dias para preparar com grande brilhantismo o triunfo frente ao Arsenal, o mesmo espaço temporal que antecede este duelo em Barcelos, a decisão dos “quartos” da Taça de Portugal, nos Açores (quinta-feira, 16h00), e o clássico frente ao Benfica (3 de março, 20h30). Este é o preço a pagar por quem luta em todas as frentes.

Motivados pela história
O Gil Vicente é o quarto adversário interno contra quem o FC Porto tem maior percentagem de vitórias. Os Dragões totalizam 43 triunfos, cinco empates e seis derrotas contra os galos, números que se traduzem numa percentagem vitoriosa de 79,63%, só inferior às dos duelos frente a Casa Pia (87,5%), Portimonense (81,82%) e Arouca (80%). No Minho, os azuis e brancos já venceram em 17 ocasiões, sete das quais nos últimos dez jogos.

Minhotos renovados no campo e na bancada
O barcelenses foram uma das equipas que mais se movimentou no mercado de transferências em 2023/24. Registaram 19 entradas, entre as quais se destacam as de Félix Correia, de Maxime Dominguez - o melhor marcador da equipa na Liga, com seis golos e quatro assistências - e dos laterais Zé Carlos e Leonardo Buta. Do Minho saíram 14 jogadores, um lote onde se incluem Fran Navarro, Vítor Carvalho, Adrián Marín e Boselli.

Também houve alterações no comando técnico e na tribuna presidencial. Ivo Vieira abandonou o clube e para o lugar de timoneiro chegou Vítor Campelos, treinador que foi adjunto de Sérgio Conceição em Guimarães e que orientou o Moreirense, o Desportivo de Chaves e os árabes do Al Taawon. Avelino Dias da Silva sucedeu ao irmão, Francisco Dias da Silva, na presidência do Gil Vicente e disse querer “um clube mais forte e uma equipa consistente” de forma a “consolidar a posição na tabela”.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.