FCP logo

FC Porto e CD Tondela medem forças a partir das 20h30 no Estádio João Cardoso

A 13.ª jornada da Liga Portugal reserva um embate entre o FC Porto e o CD Tondela, agendado para as 20h30 deste domingo no Estádio João Cardoso e na Sport TV1. Líderes isolados da prova com 11 vitórias e um empate, os portistas vão tentar chegar à dúzia de triunfos em casa do 15.º classificado, que soma nove pontos fruto de duas vitórias, três empates e sete derrotas.

Antes de receberem o FC Porto, os Beirões bateram o Santa Clara (1-2) e o Gil Vicente (0-1), empataram com o Estoril (2-2), o Estrela da Amadora (0-0) e o AFS (2-2) e perderam contra o SC Braga (3-0), FC Famalicão (0-1), Benfica (3-0), Alverca (1-0), Rio Ave (3-0), Sporting (0-3) e Vitória SC (0-1).

Nos 17 duelos anteriores entre as duas equipas, os Dragões venceram 15, empataram um e perderam outro, tendo marcado 38 golos e sofrido oito - um registo ainda mais favorável fora de portas, já que os azuis e brancos nunca saíram derrotados de Tondela.

Os ingressos disponibilizados na plataforma bilhetes.fcporto.pt esgotaram em poucas horas, pelo que se prevê um setor visitante pintado de azul e branco.

FC Porto

Na antevisão de “um dérbi de treinadores italianos”, Francesco Farioli começou por sublinhar a importância de os jogadores “estarem preparados e com a mentalidade certa para recomeçar o trajeto na Liga”, pois “ninguém festeja campeonatos no início de dezembro” e o CD Tondela “fará tudo para conseguir um resultado positivo”.

Deniz Gül já foi dado como apto e “certamente que estará no jogo”, Gabri Veiga ainda “será novamente testado” esta manhã e os Dragões vão à Beira Alta cientes de que é preciso “reagir da melhor forma” ao desaire da passada quinta-feira que ditou o afastamento da Taça da Liga “numa altura muito específica, com várias lesões e em que a gestão do plantel foi um fator-chave.”

Questionado sobre o empate no dérbi de Lisboa que pode deixar o Sporting e cinco pontos e o Benfica a oito, o treinador portista foi perentório: “Só estamos focados em nós. Não ganhamos nada se estivermos a pensar em cenários hipotéticos”. “O foco tem de estar sempre lá, não fazemos contas e amanhã será uma boa oportunidade para nós. A Liga não se vai decidir no início de dezembro”, reforçou em plena sala de imprensa do Olival.

CD Tondela

Os vencedores da Segunda Liga 2024/25 viram o treinador sair para o Vitória SC, o melhor marcador transferiu-se para o Dínamo Makhachkala e sete protagonistas da última campanha também rumaram a outras paragens. Em sentido inverso, contrataram 16 reforços e Christian Marques, Brayan Medina, Yaya Sithole, Ivan Cavaleiro e Yarlen pegaram de estaca no onze de Cristiano Bacci, técnico que orientou o Boavista e o Moreirense na época passada.

O guarda-redes Bernardo Fontes, os laterais Bebeto e Nor Maviram, o central Tiago Manso, o médio Juan Rodríguez e o avançado Ivan Cavaleiro têm sido aposta regular juntamente com os cinco reforços elencados anteriormente. O treinador italiano costuma lançar ainda os centrocampistas Hélder Tavares, Juanse e Hugo Félix e os pontas de lança Yefrei Rodríguez e Jordan a partir do banco.

Maranhão (três golos) e Yaya Sithole (dois) são os melhores marcadores e Rony Lopes o melhor assistente, com dois passes decisivos. O CD Tondela é a equipa com menos golos marcados (sete), com mais bolas aos ferros (dez), a que tenta mais desarmes (18,5 por jogo), a quarta mais faltosa (15 infrações por jogo) e tem menos cartões amarelos (31) do que o FC Porto (32) no campeonato.

Equipa de arbitragem

Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 40 anos terá como assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota, sendo Iancu Vasilica o quarto árbitro. O VAR será o bracarense Luís Ferreira, assistido por Valdemar Maia.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.