FCP logo

Sérgio Conceição elogiou a reação do grupo que garantiu o triunfo nos Açores (2-1)

O FC Porto está nas meias-finais da Taça de Portugal pela sétima vez nos últimos sete anos - desde que Sérgio Conceição assumiu o comando técnico. De volta a Ponta Delgada para disputarem os 63 minutos em falta da eliminatória no Estádio de São Miguel, os detentores do troféu entraram a perder, deram a volta ao figurino e acabaram por afastar o Santa Clara graças à pontaria de Evanilson e Galeno (2-1). 

No rescaldo do encontro, o técnico portista falou de “um jogo com muitos duelos, primeiras e segundas bolas” em que teve de mudar “algumas situações importantes” e em que os jogadores podiam “ter feito mais um ou outro” golo. “Há muitos jogos para fazer e temos de encarar o resto da época como se cada jogo fosse o último”, sublinhou o treinador azul e branco.

Resumo da partida
“Num minuto sofremos dois golos, um acabar em Barcelos e outro aqui hoje. São situações que temos de corrigir, mérito do adversário, mas a equipa esteve tranquila e percebeu o que tinha de fazer. Estávamos a jogar contra onze e contra o vento, já apanhei um processo por dizer isto, mas aqui o vento dificultou-nos a vida. Foi um jogo com muitos duelos, primeiras e segundas bolas, contra o vento sabíamos que íamos ter mais posse e entrámos muito fortes. Mudámos algumas situações importantes na organização ofensiva e defensivamente continuámos a assumir uma linha de três atrás, com o Pepê de um lado e o Galeno do outro. Assumimos três homens para os três centrais do Santa Clara, fizemos dois golos, podíamos ter feito mais um ou outro, eles têm uma bola no poste, foi um jogo difícil e uma boa vitória. Não nos dá nada, mas mete-nos nas meias-finais da Taça de Portugal.”

Palestra ao intervalo
“A estratégia era entrar forte na primeira parte e meter o Galeno mais próximo do Evanilson. O Francisco era o terceiro homem da linha atacante, o João Mário de um lado, o Galeno do outro e os restantes três cá atras. Queríamos fazer golos, ganhar o jogo, ter mais peso na frente e por isso inserimos o Danny Namaso. As coisas correram bem, assentámos, as coisas começaram a sair melhor na segunda parte e chegámos aos golos.”

Jogo a jogo
“Há muitos jogos para fazer e temos de encarar o resto da época como se cada jogo fosse o último. O meu, dos jogadores, dos elementos dos diferentes departamentos e dos adeptos, que são criteriosos. Eles sabem que a atitude competitiva está sempre presente e no final veremos se a época foi positiva.”

O clássico de domingo
“Fui vendo o jogo e pensando única e exclusivamente neste jogo. Já a pensar só neste tivemos dificuldades, imagino se pensasse em dois ao mesmo tempo.”

Galeno e Evanilson
“O Galeno tem o joelho um bocadinho inflamado, mas ainda não falei com o doutor, só com o atleta. O Evanilson também me pareceu ter queixas no posterior, por isso é que o substituí. Veremos como é que evoluem com o passar das horas.”

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.