FCP logo

Rodrigo Mora deu o triunfo ao FC Porto B na receção ao Vilaverdense (2-1)

É dito muitas vezes que o futebol é um desporto de “rodriguinhos”. A verdade é que foram dois Rodrigos que deram mais três pontos ao FC Porto B frente ao Vilaverdense (2-1). Rodrigo Pinheiro inaugurou o marcador aos 25 minutos e Rodrigo Mora, seis minutos após ter saído do banco, fechou-o aos 79. Com este resultado, os azuis e brancos sobem ao 11.º lugar (33 pontos).

Os bês portistas entraram com os olhos na baliza adversário e Anha Candé, ao segundo poste e em resposta a cruzamento exímio de Martim Fernandes à direita, levou a bola a passar a centímetros da trave de Rogério (5m).

Acutilantes no ataque, os azuis e brancos acabaram por chegar à vantagem numa jogada de excelência. Aos 25 minutos, João Mendes recebeu à direita, tocou para Gui Guedes, que encontrou Vasco Sousa numa posição mais central. Com toda a classe que lhe é caraterística, o médio isolou de primeira Rodrigo Pinheiro, que só teve de encostar.

A reação do Vilaverdense não tardou, mas foi Anha Candé que teve uma nova oportunidade soberana para aumentar a distância dos da Invicta no marcador. Aos 42 minutos, no entanto, o camisola 95 acertou no poste e ficou de mãos no rosto. Mantinha-se, assim, a margem mínima no regresso aos balneários.

João Mendes foi o protagonista da primeira oportunidade de perigo da etapa complementar. Aos 48 minutos, o lateral rematou cruzado e a bola rasou o poste mais distante.

Aos 53 minutos, Anhá Candé marcou mesmo num lance que ficou marcado por uma falha clara da equipa de arbitragem. O avançado desmarcou-se pela direita, aproveitou um ressalto e colocou a bola no fundo das redes adversárias, as imagens disponibilizadas indiciaram que não havia posição irregular, o árbitro assinalou fora de jogo, seguiu-se uma longa hesitação devido a uma avaria do VAR na Cidade do Futebol e Sérgio Guelho manteve a decisão inicial.

A longa paragem mexeu com a equipa de António Folha, que em vez de ver o merecido 2-0 no marcador, acabou por sofrer o golo do empate aos 65 minutos. Zé Pedro derrubou Caiado dentro da área e, na marca dos onze metros, André Soares conseguiu ultrapassar Diogo Fernandes apesar de o guarda-redes ter acertado no lado para onde a bola foi rematada (1-1).

A inspiração estava toda no banco. Lançado aos 73 minutos, o pequeno Rodrigo Mora agigantou-se entre os centrais aos 79 e respondeu ao cruzamento excelente de João Mendes com um cabeceamento certeiro que deu nova vantagem ao FC Porto B. Já em tempo de compensação, Rodrigo Pinheiro isolou-se e assistiu Abraham Marcus para o 3-1, mas o autor do primeiro golo da tarde estava em posição irregular e o golo foi anulado.

“Podíamos ter resolvido na primeira parte, não conseguimos e tornou-se muito difícil. Sabíamos que ia ser difícil, o Vilaverdense tem feito um trabalho fantástico. Tem criado problemas aos adversários todas as semanas. Tínhamos de estar alerta, muito focados para não haver surpresas. Não houve, mais três pontos na nossa caminhada numa liga muito difícil. Há que dar parabéns ao jogadores porque foram capazes de lutar à Porto. Quando os ingredientes todos estão lá, o resultado que queremos fica mais perto. Temos feito um trabalho fantástico, a equipa tem sido consistente, tem-se batido bem no campeonato. Temos de estar focados no que queremos, trabalhar sob aquilo em que acreditamos e dar oportunidades a jovens. Mais abaixo ou mais acima, o mais importante é dignificarem o emblema e terem a oportunidade de ganhar jogos”, afirmou António Folha

Segue-se uma curta deslocação a Santa Maria da Feira para um duelo com o Feirense (sábado, 11h00, Sport TV1) na 26.ª jornada da segunda liga.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-LÄNK VILAVERDENSE, 2-1
Liga Portugal 2, 23.ª jornada
24 de fevereiro de 2024
CTFD PortoGaia, no Olival

Árbitro: Sérgio Guelho
Assistentes: Rodrigo Roque e Renato Carvalho
Quarto árbitro: Fábio Silva

FC PORTO B: Diogo Fernandes; Martim Fernandes, Zé Pedro (cap.), Gabriel Brás, João Mendes, Rodrigo Pinheiro, Bernardo Folha, Rodrigo Fernandes, Gui Guedes, Vasco Sousa e Anhá Candé
Substituições: Anhá Candé por Wendel Silva (66m), Gui Guedes por Abraham Marcus (72m), Vasco Sousa por Braima Sambú (73m), Rodrigo Fernandes por Rodrigo Mora (73m)
Não utilizados: Francisco Meixedo, Romain Correia, Gonçalo Sousa, Rui Monteiro e Adramane Cassamá
Treinador: António Folha

LÄNK VILAVERDENSE: Rogério; Batista, Laércio, Carlos Freitas, Maviram, Lénio, Caiado, Sherwin, André Soares (cap.), Ericson e Gonçalo Teixeira
Substituições: Sherwin por Bruno Silva (26m), André Soares por Boubacar (73m), Caiado por Rohun (87m), Ericson por Ansu Fati (87m) e Maviram por Armando (87m)
Não utilizados: Carlos Paulo, Momo Sacko, Bakary Konaté e Jude
Treinador: Sérgio Machado

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Rodrigo Pinheiro (25m), André Soares (65m) e Rodrigo Mora (79m)
Disciplina: cartão amarelo a Zé Pedro (31m), Maviram (37m) e a Vasco Sousa (68m)

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.