FCP logo

Dragões venceram o Turquel (4-2) na 21.ª jornada e descolaram da Oliveirense, que perdeu frente ao Sporting em Lisboa (5-3)

O FC Porto venceu com naturalidade o Turquel (4-2) – apesar da excelente réplica deixada por Diogo Almeida, guardião adversário – na 21.ª jornada do campeonato e isolou-se na liderança da tabela classificativa (52 pontos). A Oliveirense, que partilhava o topo da prova com os Dragões, perdeu em Lisboa frente ao Sporting por 5-3.

Os azuis e brancos entraram de rompante no encontro e, logo aos três minutos, dispuseram de uma grande penalidade. Diogo Almeida travou a primeira tentativa de Gonçalo Alves, a trave travou a segunda, mas Carlo Di Benedetto foi lesto a encostar e a inaugurar o marcador (1-0).

No espaço de um minuto, os portistas marcaram mais dois golos e saíram com conforto para os balneários. Aos 17, Telmo Pinto recebeu à direita, olhou para o ângulo superior mais distante e colocou lá a bola com muita frieza. Aos 18, Carlo Di Benedetto recebeu de Edu Lamas e, mesmo com ângulo reduzido, bisou na partida (3-0).

No arranque da etapa complementar, o FC Porto criou tantas oportunidades como nos primeiros 25 minutos, mas um inspirado Diogo Almeida insistiu em travar as intenções dos da Invicta de dilatar ainda mais a vantagem no marcador. Aos 34, na sequência de uma dupla intervenção do guardião, Tiago Mateus reduziu de contra-ataque (3-1).

Com 12 minutos por jogar no Dragão Arena, Gonçalo Alves viu o cartão azul e Xavier Malián agigantou-se para manter dois golos de distância no placar. No minuto seguinte, foi Carlo Di Benedetto o punido e o desfecho foi o mesmo: mesmo depois de uma primeira defesa erradamente invalidada pela dupla de arbitragem, Malián revelou-se uma autêntica muralha entre os postes dos Dragões.

O ponto final sobre o desfecho do duelo chegou aos 42 minutos, quando Edu Lamas recebeu à esquerda, olhou para a baliza, e desferiu um tiro que ainda bateu no poste mais próximo antes de parar no fundo das redes do Turquel. O placar assinalava 4-1. A dois minutos do fim, o Turquel ainda reduziu por Salvador André, mas os três pontos ficaram mesmo para o agora líder isolado do campeonato (4-2).

“Estamos contentes por cumprir o objetivo. Não fizemos um bom jogo, estivemos distantes do que queremos. Podíamos ter encarado este jogo com outra postura, mas o vital era ganhar os três pontos. Mesmo não tendo sido uma boa exibição, estamos em primeiro lugar a cinco jornadas do final desta fase. Este campeonato é muito duro, digo sempre aos atletas que os títulos se ganham nos momentos certos. Temos que manter este primeiro lugar até ao fim”, explicou Ricardo Ares no final do encontro.

Segue-se uma pausa internacional. No regresso das seleções, os portistas vão ter uma curta deslocação até aos Carvalhos para defrontar o lanterna vermelha do campeonato (sábado, 6 de abril, 18h00, Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-TURQUEL, 4-2
Campeonato Nacional, 21.ª jornada
23 de março de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Porfírio Fernandes e Jorge Machado

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Rafa, Carlo Di Benedetto, Gonçalo Alves (cap.) e Hélder Nunes
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Telmo Pinto, Edu Lamas, Ezequiel Mena e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares

TURQUEL: Diogo Almeida (g.r.); André Pimenta, Tiago Mateus, Daniel Passos e Salvador André
Suplentes: Guilherme Duro (g.r.); Ezequiel Funes, Vasco Luís (cap.), Àngel Albarracin e Xavier Lourenço
Treinador: Guillem Pérez

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Carlo Di Benedetto (3m e 18m), Telmo Pinto (17m), Tiago Mateus (34m) e Edu Lamas (42m)

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.