FCP logo

FC Porto perdeu por 35-32 na 22.ª jornada da 1.ª fase do Andebol 1

Na última jornada da primeira fase do campeonato – ainda que falte ao FC Porto um jogo em atraso frente ao Marítimo –, o FC Porto não se conseguiu superiorizar ao Sporting em Lisboa (35-32). Com este resultado, os azuis e brancos passam a somar 54 pontos e mantêm-se no terceiro posto da tabela classificativa, ao passo que os adversários da tarde deste sábado seguem para a fase final na liderança com 66.

Os Dragões começaram melhor com Nikola Mitrevski em destaque (três defesas nos primeiros seis minutos) e, através de ataques rápidos, obrigaram Ricardo Costa a pedir o primeiro desconto de tempo da partida (6-3). No regresso da paragem, brilhou Kristensen na baliza adversária e os lisboetas conseguiram empatar a sete golos (13m).

Com uma dupla de arbitragem a punir facilmente com dois minutos qualquer infração portista – Rui Silva foi excluído quando contactou Francisco Costa quando este se dirigia numa diagonal para a ponta e já estava em desequilíbrio, Mitrevski foi sancionado por breves protestos –, os Dragões sofreram com a inferioridade numérica e os da casa passaram para a frente no marcador (10-9).

Menos esclarecidos no ataque na fase final da etapa inaugural, principalmente em momentos-chave que poderiam devolver o empate ao marcador, e com bastante rotação na primeira linha, os azuis e brancos acabaram por voltar aos balneários a perder por três golos (18-15).

David Fernández foi a figura de proa que permitiu ao FC Porto estabelecer novo empate (19-19) ainda dentro dos primeiros cinco minutos da segunda parte (quatro golos consecutivos do camisola 8). A partir daí, verificou-se um equilíbrio que momentaneamente foi quebrado a favor do Sporting, mas a que os portistas responderam com três golos sem resposta para passarem para a frente (25-24, 41m).

A inspiração de Kristensen deu nova vantagem aos lisboetas e obrigou Carlos Resende a lançar a equipa em sete contra seis e a parar o jogo, de seguida (28-25). A desinspiração na altura de visar a baliza contrária manteve-se e assinalou-se a maior diferença até então no clássico (31-26).

Uma resposta cabal, aliada a vários erros técnicos do adversário, permitiram aos da Invicta aproximarem-se de novo no marcador (31-30) à partida para os derradeiros cinco minutos do encontro, mas dois lances terminados sem sucesso e com golos do Sporting na resposta ditaram um desfecho negativo em Lisboa (). Termina assim para os da capital a primeira fase do campeonato. O FC Porto tem ainda a oportunidade de somar pontos num jogo em atraso frente ao Marítimo, no Dragão Arena (quarta-feira, 3 de abril, 20h00).

Na próxima sexta-feira (16h00, Porto Canal/FC Porto TV), os portistas recebem o Águas Santas no Dragão Arena para um duelo referente aos oitavos de final da Taça de Portugal.

FICHA DE JOGO

SPORTING-FC PORTO, 35-32
Andebol 1, 1.ª fase, 22.ª jornada
23 de março de 2024
Pavilhão João Rocha, em Lisboa

Árbitros: Rúben Maia e André Nunes

SPORTING: André Kristensen e Leonel Maciel (g.r.); Edney Silva (4), Pedro Portela, Edmilson Araújo, Francisco Costa (13), Natán Suárez (3), Jan Gurri (1), Salvador Salvador (2), Espen Vag (1), Orri Þorkelsson (3), Mamadou Gassama (1), João Gomes (1), Étienne Mocquais, Christian Moga e Martim Costa (6)
Treinador: Ricardo Costa

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (3), Jakob Mikkelsen, David Fernández (8), Diogo Oliveira (3), Christoffer Brännberger, Rui Silva (3), Ignacio Plaza (1), Mamadou Diocou (1), Leonel Fernandes, António Areia (5), Nikolaj Læsø (5), Pedro Oliveira, Ricardo Brandão (2) e Fábio Magalhães (1)
Treinador: Carlos Resende

Ao intervalo: 18-15

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.