FCP logo

FC Porto bateu o Benfica no prolongamento (39-37) e qualificou-se para a Final Four da Taça de andebol

A equipa de andebol do FC Porto carimbou a passagem rumo às meias-finais da Taça de Portugal ao cabo de 70 longos minutos muito disputados no Pavilhão da Luz. Depois de duas vitórias robustas no Dragão Arena, sobre o Águas Santas para a prova rainha (46-21) e o Marítimo no fecho da primeira fase (41-25), os Tetracampeões Nacionais foram a Lisboa vergar o Benfica no tempo extra, por 39-37, e garantir um lugar na Final Four da competição que terá lugar entre os próximos dias 1 e 2 de junho em local a designar.

Os portistas foram superiores durante toda a primeira parte e cavaram rapidamente um avanço de três (10-7) que só não assumiu outra dimensão graças à meia dúzia de grandes intervenções de Gustavo Capdeville que, mesmo com o nome de Alfredo Quintana nas costas, não teve superpoderes para negar sucessivos golos em situações de baliza aberta. 

Guiados por Rui Silva no desenho dos ataques e por Ricardo Brandão na finalização dos mesmos, mas condicionados pela expulsão de Pedro Valdés, os azuis e brancos saíram para o descanso a vencer 17-14 - e só não o fizeram a ganhar 18-14 porque David Fernández errou por pouco na hora de apontar ao alvo deserto. 

A toada manteve-se no regresso das cabines, o conjunto da casa respondeu no arranque da etapa complementar, anulou o atraso a 15 minutos do fim e reverteu-o pouco depois (28-27), enquanto Nikola Mitrevski tudo fazia para travar a reação lisboeta, mas nem os oito remates certeiros de Nikolaj Læsø pareciam suficientes para sentenciar o clássico.

O internacional dinamarquês ficou a milímetros de fazer o 32-30, não fosse a barra defender um tiro longínquo, Belone Moreira empatou a 31 ao minuto 57, David Fernández repôs a vantagem no ataque seguinte, o camisola 16 dos Dragões ia negando as sucessivas tentativas dos antigos companheiros, Læsø acertou no poste de bola parada e Paulo Moreno assinou a igualdade (32-32) em cima da buzina.

Mesmo sem Mitrevski, excluído por protestos antes do prolongamento, o FC Porto iniciou o tempo extra da melhor forma (32-34), deixou-se empatar num ápice e só novo sete metros de António Areia significou liderança na troca de campo (34-35). Eurico Nicolau e Ivan Caçador fizeram vista grossa a uma falta sobre Læsø, Leonel Fernandes manteve-se impávido e sereno perante a injustiça (37-38), o guardião macedónio manteve o alto nível que havia apresentado na quarta-feira e Fábio Magalhães fechou as contas em 37-39.

Os dois conjuntos voltam a medir forças no próximo sábado, dia 13 de abril, desta feita na Invicta e na abertura da fase final do Andebol 1 (21h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO, 37-39 (a.p.)
Taça de Portugal, quartos de final
6 de abril de 2024
Pavilhão da Luz, em Lisboa

Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

BENFICA: Gustavo Capdeville e Nikola Zoric (g.r.); Cristopher Hedberg, Stiven Valencia (3), Gustavo Oliveira, Belone Moreira (5), Paulo Moreno (2), Afonso Mendes, Gabriel Sequeira, Alexis Borges (5), Ole Rahmel (5), Ander Izquierdo (3), Filip Taleski (4), Demis Grigoras (5), Gustavo Sousa e João Lourenço
Treinador: Jesus González

FC PORTO: Nikola Mitrevski (1) e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (1), Jakob Mikkelsen (1), David Fernández (3), Diogo Oliveira (2), Cristoffer Brännberger (1), Rui Silva (4), Mamadou Diocou (2), Leonel Fernandes (3), Diogo Branquinho, António Areia (2), Nikolaj Læsø (8), Pedro Oliveira, Ricardo Brandão (6) e Fábio Magalhães (4)
Treinador: Carlos Resende

Ao intervalo: 14-17

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.