FCP logo

Entre o centésimo Objeto do Mês e uma Visita Orientada nos 50 anos do Dia da Liberdade, as propostas da programação mergulham a fundo na história do clube e do país, têm muita arte e, como sempre, também são para as famílias!

Abril e os 50 anos do Dia da Liberdade celebrados em 2024 lembram que há sempre muito ‘Azul ao Fundo do Túnel’ na exposição permanente do Museu Futebol Clube do Porto. Nessa área temática, a experiência Tour FC Porto (Museu + Estádio) contacta com a memória, e ajuda a compreender a história, do clube e do país nas décadas do século XX que antecederam o estabelecimento da democracia em Portugal com a revolução de 25 de abril de 1974. Por isso, neste mês, esse é um momento do circuito expositivo que se cruza ainda mais com as propostas de programação, sobretudo a oficina criativa vintage 25 de Abril – O Azul da Liberdade (dia 21) e a Visita Orientada – Museu FC Porto (dia 25).

No Hall, sob a dominante presença da Valquíria Dragão de Joana Vasconcelos, a centésima apresentação na vitrina do Objeto do Mês (dias 1 a 30) partilha a centenária Taça Sanatório Telégrafo-Postal. Esta preciosidade saída das Reservas também convida a visitar a mostra temporária Objeto do Mês: Ano 2023 (dias 1 a 30), na Sala Multiusos (entrada livre), que também tem associada uma Visita Orientada (dia 6). Ao lado, outra exposição temporária, Resende 40/50 - Desenhos do Lugar do Desenho (dias 1 a 30), tem curadoria de Miguel von Hafe Pérez e coloca o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) em destaque ao apresentar obras do início da carreira de Júlio Resende, um dos artistas referenciais portugueses que assinam criações visitáveis no universo do FC Porto.

A propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), o Serviço Educativo do Museu conduz a visita temática Pegada Artística do Dragão (dia 18). O evento, além de constituir uma abordagem ao tema do DIMS 2024, “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza”, segue, precisamente, um trajeto excecional pela arte de autores como Júlio Resende, Joana Vasconcelos, Alberto Carneiro, Rigo 23, Gémeo Luís, Mr. Dheo ou Hazul Luzah em trabalhos exclusivamente concebidos para o Museu FC Porto, o Estádio do Dragão e/ou o Dragão Arena.

As sessões de Música com Dragõezinhos – Páscoa/Reciclagem (dia 7), o conto das Histórias com Magia para Dragõezinhos – Os Coelhos da Cartola Não São de Fiar (dia 20) – dois eventos de continuidade direcionados a público infantil e famílias –, e a projeção Universo Porto – Entrevista: Domingos Paciência – c/ Rui Cerqueira (dia 20) têm lugar, igualmente, na agenda de abril, onde cabe, ainda, a campanha Dia do Estudante – Especial Férias da Páscoa (dias 1 a 7), que é mesmo só para estudantes e reduz a 5 euros o preço do Tour FC Porto.

Mais informações sobre a programação e o Tour FC Porto em www.museufcporto.pt.
 

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.