FCP logo

FC Porto B venceu o Penafiel (3-1) na 27.ª jornada da Segunda Liga

A equipa B do FC Porto subiu ao top-8 da Liga Portugal 2 após bater o Penafiel, por 3-1, na ronda 27 da prova. De volta a casa e à competição, duas semanas depois do empate em Santa Maria da Feira, os portistas receberam os durienses, somaram mais três pontos e ascenderam aos 37, menos dois do que o sétimo classificado Torreense.

António Folha lançou dez portugueses atrás de Wendel Silva e o brasileiro foi o primeiro a criar perigo, só que Anha Candé não deu sequência ideal ao cruzamento oriundo do corredor esquerdo. Inconformado, o MVP da Segunda Liga aproveitou uma recuperação de bola em zona adiantada para, de pé esquerdo, faturar pela 13.ª vez na presente campanha (leva ainda oito assistências) e inaugurar o marcador do miniestádio ao minuto 36 (1-0).

Até ao intervalo a turma de Hélder Cristóvão chegou a aproximar-se com perigo da baliza à guarda de Gonçalo Ribeiro, mas o 1-0 favorável dos da casa mantinha-se quando o descanso surgiu. Os visitantes responderam de livre direto no regresso das cabines (1-1), os Dragões beneficiaram de um autogolo de João Miguel para reporem a vantagem (2-1) e dilataram-na pelo recém-entrado Gonçalo Sousa, que fechou a contagem em 3-1 e se estreou a marcar nas competições profissionais aos 17 anos.

“O caráter que a equipa tem demonstrado, mesmo que aconteçam alguns percalços, mostra que andamos sempre à procura da vitória. Seria um jogo sempre difícil, o Penafiel faz grandes resultados fora de casa e colocou. Isso aconteceu, obviamente que fomos competentes, fizemos três golos e ganhámos o jogo, mas tivemos bastantes problemas por mérito do Penafiel. Tínhamos de ser muito competentes durante toda a partida, entrámos com um sistema que a certa altura tornou o jogo menos confortável, mudámos na segunda parte e voltámos a ter oportunidades. Foi uma boa vitória, três pontos que nos deixam muito mais tranquilos, mas realço sempre a qualidade que tentamos incutir todos os dias aqui dentro para eles continuarem a evoluir. Estou satisfeito com o jogo, há sempre coisas a melhorar, mas houve coisas boas de uma equipa jovem que é muito madura a jogar”, declarou António Folha no rescaldo da partida.

Segue-se uma deslocação a Viseu, para defrontar o Académico, no próximo dia 8 de abril, uma segunda-feira (18h00, Sport TV+).

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-FC PENAFIEL, 3-1
Liga Portugal 2, 27.ª jornada
30 de março de 2024
Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival

Árbitro: Gonçalo Neves
Assistentes: Pedro Sousa e Rúben Silva
Quarto árbitro: Miguel Ribeiro
VAR: José Bessa
AVAR: Cátia Tavares

FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro; Martim Fernandes, Zé Pedro (cap.), Gabriel Brás, Rodrigo Pinheiro, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Rodrigo Mora, Gui Guedes, Wendel Silva e Anha Candé
Substituições: Anha Candé por Abraham Marcus (66m), Gui Guedes por Gonçalo Sousa (66m), Rodrigo Fernandes por Jorge Meireles (75m), Rodrigo Mora por Braíma Sambú (75m), Rodrigo Fernandes por Gonçalo Sousa (75m) e Wendel Silva por André Oliveira (86m)
Não utilizados: Francisco Meixeido; Romain Correia, Adramane Cassamá e Kennyd Lucas
Treinador: António Folha

FC PENAFIEL: Pedro Silva; Maga, João Miguel, Rúben, João Silva, Leandro (cap.), Reko, João Oliveira, André Silva, Adilio Santos e Hugo Firmino 
Substituições: João Oliveira por Filipe Cardoso (45+3m), João Silva por Gabriel Barbosa (59m), Reko por Chico (71m), Adilio Santos por Batista (72m), 
Não utilizados: Filipe Ferreira; Suker Edu Pinheiro, Diogo Brito e Vieira
Treinador: Hélder Cristóvão

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Wendel Silva (36m), João Silva (56m), João Miguel (a.g., 65m) e Gonçalo Sousa (76m)
Disciplina: cartão amarelo a João Oliveira (14m), Adilio Santos (48m), Filipe Cardoso (49m), Rodrigo Fernandes (55m) e Bernardo Folha (82m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.