FC Porto e Sporting medem forças a partir das 20h15
A etapa número 21 da Liga Portuguesa arranca com um clássico do futebol nacional. A partir das 20h15 desta sexta-feira, no Estádio do Dragão e na Sport TV1, FC Porto e Sporting disputam o jogo grande de um campeonato que os mantém separados por oito pontos. Os lisboetas lideram com 50 e os portistas partem em terceiro lugar, com 42.
Esta será a quarta vez que os dois rivais medem forças esta temporada, depois da épica reviravolta que valeu a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira em Aveiro (4-3) e do 2-0 em Alvalade favorável aos da casa. No total dos 252 confrontos anteriores, os da Invicta venceram 93, empataram 73 e perderam 86, marcando 339 golos e sofrendo 354.
Na antevisão da estreia em clássicos, “um dos jogos mais bonitos para se jogar”, Martín Anselmi elogiou um grupo de jogadores “preparados para qualquer onze ou para qualquer alteração” do adversário e alertados para a importância da “competitividade e da intensidade, algo que tem de estar de sempre presente e nunca faltará”.
“É fundamental sermos fortes em todos os duelos neste jogo, teremos de estar juntos”, acrescentou o técnico argentino pronto para “jogar em casa e manter a posse de bola” e para “competir e dar o máximo”. “Tudo o que está fora do campo para mim é ruído. O que está fora do relvado para mim não conta”, revelou após anunciar que “William Gomes já está apto para ser convocado” e que à hora da conferência de imprensa ainda “faltava um certificado” para inscrever Tomás Pérez.
Iván Marcano treinou condicionado e está em dúvida para o clássico, enquanto Martim Fernandes e Marko Grujic continuaram entregues aos cuidados do Departamento de Saúde, em regime de tratamento. Otavio viu o quinto amarelo em Vila do Conde é baixa confirmada por acumulação de cartões.
Viktor Gyökeres lidera a tabela dos marcadores com 22 remates certeiros nas 19 rondas em que participou - tendo faturado cinco vezes em seis oportunidades contra os Dragões -, Francisco Trincão é o melhor assistente com nove passes para golo e nenhum atleta do principal escalão recuperou mais bolas do que Ousmane Diomande: 127. Rui Borges afirmou que o avançado sueco está “em dúvida”, tal como Morita, e que Geny Catamo permanece lesionado.
Sem perder há sete jornadas, o Sporting não vence no Estádio do Dragão desde a época 2015/16 (1-3), esta temporada o FC Porto só desperdiçou pontos em casa frente ao Santa Clara (1-1) e, nas últimas quatro, registaram-se quatro igualdades nos duelos a Norte para o campeonato entre as duas formações.
João Pinheiro foi o juiz de campo nomeado pelo Conselho de Arbitragem. Sentado na Cidade do Futebol, em auxílio do colega barcelense, estará o VAR Tiago Martins. As portas do Estádio do Dragão abrem às 18h15 e convém chegar cedo para participar na coreografia.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.