FC Porto perdeu com o Valadares Gaia (0-3) na final da Taça AF Porto
A equipa feminina do FC Porto sofreu um desaire, por 3-0, diante do Valadares Gaia - emblema da Primeira Divisão - na final da primeira edição da Taça AF Porto. O foco volta-se agora para a final do campeonato e as azuis e brancas têm pela frente um duplo embate diante do Real SC, para apurar o vencedor do terceiro escalão.
Com o Valadares a trazer a intensidade da Liga BPI, as finalistas da Terceira Divisão mostraram estar à altura do desafio nos instantes iniciais e protagonizaram o primeiro lance de perigo: na sequência de um canto convertido por Cláudia Lima, Cristina Ferreira fez soar os alarmes, mas o cabeceamento saiu por cima da baliza de Carol Alves. Ainda dentro do primeiro quarto de hora, a avançada de 31 anos teve nova oportunidade, mas o remate passou ao lado e foi a formação de Gaia a abrir a contagem três minutos depois.
Uma falta de Karol Lima sobre Carolina Santiago dentro da grande área levou Neuza Besugo até à marca dos 11 metros e, de grande penalidade, a extrema não perdoou (0-1). A vantagem seria dilatada a 10 minutos do intervalo por intermédio de Santi, que desferiu um remate de pé esquerdo à entrada da área e o esférico só parou no fundo das redes de Tatiana Beleza - estava feito o 2-0 antes da recolha aos balneários.
Apesar dos esforços portistas na etapa complementar, o conjunto de Gaia comprovou o favoritismo e o marcador voltou a mexer aos 67 minutos: na sequência de um canto curto, Matilde Vilhena rematou à trave e Mckenzie Cherry aproveitou a recarga para fazer o 3-0. Estava selado o triunfo do Valadares Gaia, quinto classificado na Liga BPI e semifinalista da Taça de Portugal.
Daniel Chaves elegeu o seguinte onze: Tatiana Beleza, Ema Gonçalves, Karoline Lima, Joana Ferreira (Marta Rodrigues, 87m), Bruna Rosa, Matilde Vaz (Catarina Pereira, 55m), Inês Oliveira (Inês Valente, 87m), Cláudia Lima, Adriana Semedo, Cristina Ferreira (Joana Neves, 78m) e Verónica Khudyakova (Beatriz Amorim, 78m).
No banco de suplentes, o treinador do FC Porto contou com as seguintes alternativas: Sofia Bernardo, Mariana Queirós, Marta Rodrigues, Catarina Pereira, Susana Rocha, Joana Neves, Inês Valente, Carolina Brito e Beatriz Amorim.
Segue-se a primeira mão do play-off de apuramento de campeão da Terceira Divisão: as portistas recebem o Real SC, no próximo domingo às 11h00.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.