FCP logo

FC Porto e Vitória SC medem forças a partir das 20h15 no Estádio do Dragão

Tal como aconteceu há quatro meses no campeonato, o FC Porto estreia-se na Taça da Liga com uma receção ao Vitória SC, agendada para as 20h15 desta quinta-feira (Sport TV). No quarto jogo consecutivo em casa para quatro competições diferentes, os comandados de Francesco Farioli querem dar seguimento ao bom momento caseiro vivido na Taça de Portugal (3-0), na Liga Europa (3-0) e no campeonato (1-0). Os ingressos vendem-se nos locais habituais

Nos 184 duelos anteriores entre as duas equipas, os portistas venceram 121 (68 em casa), empataram 38 (15) e perderam 25 (5), tendo marcado 406 golos (243) e sofrido 158 (69). Na Taça da Liga, os dois conjuntos defrontaram-se apenas uma vez, nas meias-finais da edição de 2019/20, e os Dragões levaram a melhor por 2-1. 

Na presente temporada, FC Porto e Vitória SC já mediram forças no Estádio do Dragão, no passado dia 11 de agosto, e o resultado sorriu aos portistas, que venceram por 3-0 com dois golos de Samu e outro de Pepê.

FC Porto

Na antevisão de “um jogo mais complicado do que o habitual” frente a “um adversário competitivo” que “vem de uma sequência de bons resultados na Liga” e que se apresenta sempre com “vontade de mostrar identidade”, Francesco Farioli começou por reforçar que “o desejo de dar o máximo está claro” e explicou que “o objetivo é fazer sempre o melhor possível em todas as competições”.

“Os livros estão todos abertos” e o treinador italiano lembrou que “em 19 edições da Taça da Liga o FC Porto só venceu uma, por isso está na altura de fazer algo diferente” e de “avaliar o plantel inteiro” no “momento de definir o onze titular”. “Vamos tomar decisões em função da saúde e da integridade dos jogadores”, revelou um timoneiro focado em “ganhar jogos de futebol” e em “passar à próxima fase” de forma a “continuar no caminho certo”.

Questionado sobre as lesões de Luuk de Jong e de Deniz Gül - que evoluiu para treino integrado condicionado -, Francesco Farioli reforçou que “o departamento médico está a fazer tudo para que eles recuperem a tempo, apesar de a situação não ser a mais fácil de todas” e confidenciou que o caso do neerlandês “é mais complicado”. Em sentido contrário, Alan Varela foi dado como apto no início da semana e “está totalmente recuperado”.

Vitória SC

Desde a visita ao Estádio do Dragão em agosto, o Vitória SC já bateu o Estoril Praia (3-2), o Estrela da Amadora (2-0), o Santa Clara (2-1), o CD Tondela (1-0) e o AFS (4-0), empatou com o FC Arouca (1-1) e o SC Braga (1-1) e perdeu diante do Moreirense (2-0), FC Alverca (2-0), FC Famalicão (2-0) e Benfica (3-0), ocupando a oitava posição da tabela classificativa a três pontos do quinto. Na Taça de Portugal, os vimaranenses eliminaram o União de Lamas (1-0) e o Mortágua FC (4-0). 

O guarda-redes Juan Castillo, os laterais Miguel Maga e João Mendes, os centrais Rodrigo Abascal e Óscar Rivas, os médios Beni Mukendi e Samu Silva e os avançados Telmo Arcanjo, Oumar Camara, Nélson Oliveira e Noah Saviola têm sido os mais utilizados pelo técnico Luís Pinto, que tem lançado o defesa esquerdo Orest Lebedenko, o centrocampista Matija Mitrovic e o ponta de lança Alioune Ndoy a partir do banco. Na prova rainha, o treinador costuma apostar em Charles Silva entre os postes. 

O extremo Gonçalo Silva e o médio Beni Mukendi estão lesionados e, por isso, continuam em dúvida para os “quartos” da Taça da Liga.

Equipa de arbitragem

Hélder Carvalho, da Associação de Futebol de Santarém, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 32 anos terá como assistentes José Mira e Alexandre Ferreira, sendo Ricardo Baixinho o quarto árbitro. O VAR será o lisboeta Tiago Martins, assistido por Rui Cidade.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.