FCP logo

Nova bandeira no balneário 🇩🇰 Victor Froholdt é Dragão até 2030 💙

Pinga reforça as exposições temporárias, duas Visitas Comentadas e campanha Dia dos Avós no Tour FC Porto

Há um génio do futebol português que, em julho, vai sair da lâmpada da memória para nos lembrar como foi importante na conquista de títulos e noutros grandes momentos da história do clube. Artur de Sousa ‘Pinga’ será uma estrela maior a brilhar ainda mais no percurso do Tour FC Porto - Museu + Estádio, mas uma campanha no Dia dos Avós e duas Visitas Comentadas destacam-se como abordagens recomendadas aos quase 132 anos do FC Porto. Os sucessos de continuidade como a Música com Dragõezinhos e Histórias com Magia para Dragõezinhos também fazem parte da programação.  

A vitrina do Objeto do Mês é um dos elementos dominantes do Hall do Museu e, em julho (dias 1 a 31), terá dentro dela a Taça Páscoa, um troféu de 1941 conquistado pela equipa de futebol do FC Porto frente aos rivais de Lisboa. Entre (muitos) golos, emoções fortes e outras curiosidades, dois detalhes a reter sobre esta taça são o facto de ter sido disputada por causa do cancelamento de um torneio ibérico e que saiu, agora, das Reservas para se juntar ao já longo filão de peças e documentos partilhados em contexto de Objeto do Mês, um êxito com 9 anos a colocar a história sempre mais próxima do público visitante do Museu FC Porto.

Na mesma dimensão, a exposição coletiva e temporária Objeto do Mês: Ano 2024 (dias 1 a 31) decorre na Sala Multiusos (entrada livre) e acolhe uma Visita Comentada (dia 17). Entretanto, com profundidade necessariamente maior, ajustada à cronologia da vida portista e, por isso, transversal a três séculos de memória, a partir de 1893, a Visita Comentada (dia 9) à exposição permanente do Museu é outro momento em destaque na programação, tal como a campanha Dia dos Avós (dia 26), a incidir sobre o Tour FC Porto, assim como as sessões de Música com Dragõezinhos – Verão/Praia (dia 6) e Histórias com Magia para Dragõezinhos – A Ilha do Tesouro (dia 26).

A caminhar para o final de julho, e a partir do dia 25, a exposição temporária Artur de Sousa ‘Pinga’: A Última Página vai integrar o circuito do Tour FC Porto – concretamente, na área temática Grandes Notícias. Com os 80 anos da última época do genial futebolista madeirense no horizonte e percorrendo factos e momentos marcantes de cerca de 16 anos consecutivos do jogador no FC Porto, entre dezembro de 1930 e julho de 1946, a mostra desvenda um documento único do arquivo histórico à guarda do Museu e sublinha, sobretudo, a importância de um desportista predestinado que protagonizou uma era e influenciou várias gerações que lhe seguiram.

Consulte a programação completa, promoções e condições do Tour FC Porto em www.museufcporto.pt.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.