FCP logo

Antigo guarda-redes do FC Porto vai comandar o plantel Bicampeão Nacional

Paulo Freitas está de volta ao FC Porto para orientar a equipa de hóquei em patins. 25 anos depois de acabar a carreira de jogador, o antigo guarda-redes regressa ao Clube e prepara-se para assumir o comando técnico dos Bicampeões Nacionais após o término do Campeonato da Europa ao leme da seleção portuguesa. 

O primeiro capítulo de uma longa história começou a ser escrito em 1985. Na primeira passagem pelas Antas, que durou até 1991, o guardião venceu quatro campeonatos, duas Taças de Portugal, quatro Supertaças e duas Taças dos Campeões Europeus - um palmarés que ficou ainda mais recheado com a conquista do título nacional em 1999/00, a última época entre os postes. Pelo meio ainda defendeu as redes do Valongo, da Oliveirense e do Gulpilhares. 

Foi também de azul e branco que deu os primeiros passos enquanto timoneiro, ao treinar os escalões de formação entre 2001 e 2004, tendo passado ainda pelo Académico da Feira e pela Académica de Espinho antes de dar o salto para o OC Barcelos em 2013. 

O percurso de quatro anos no Minho ficou marcado pela vitória na Taça CERS - a segunda mais reputada a nível continental - e abriu-lhe as portas do Pavilhão João Rocha. Em 2017 ajudou a relançar o Sporting na modalidade e conduziu os lisboetas à conquista de um campeonato três décadas depois. 

Ao primeiro título desde 1988 seguiram-se duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22) e mais um campeonato (2020/21) ao serviço do emblema de Alvalade, mas o destino quis que voltasse a Barcelos antes de iniciar o percurso como selecionador. 

Sob a orientação de Paulo Freitas nas equipas nacionais, Tomás Santos sagrou-se Campeão Europeu de sub-23 e Gonçalo Alves, Rafa e Hélder Nunes vão lutar pelo mesmo estatuto no escalão sénior. O Euro joga-se entre os próximos dias 1 e 6 de setembro no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes, e os três Dragões estão entre os convocados do novo técnico portista. 

Com 57 anos e um currículo recheado, Paulo Freitas regressa à casa de partida e prepara-se para liderar um plantel de campeões em busca do terceiro título nacional consecutivo. 

Nélson Filipe (treinador adjunto), Pedro Lopes (treinador adjunto) e Pedro Cruz (preparador físico) completam a equipa técnica de Paulo Freitas

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.