FCP logo

FC Porto e Vitória SC medem forças a partir das 20h45 no Estádio do Dragão

O FC Porto estreia-se na edição 2025/26 da Liga Portugal diante do Vitória SC e o Estádio do Dragão vai encher no primeiro jogo após o desaparecimento de Jorge Costa, que será devidamente homenageado nas bancadas e no relvado. Originalmente agendado para sábado à noite, o apito inicial foi adiado para as 20h45 desta segunda-feira (Sport TV1).

Depois dos embates de caráter particular diante do FC Twente (2-1) e do Atlético de Madrid (1-0), o anfiteatro azul e branco reabre portas para acolher o 184.º confronto entre FC Porto e Vitória SC. Nos 183 duelos anteriores, os portistas venceram 120 (67 em casa), empataram 38 (15) e perderam 25 (5), tendo marcado 403 golos (240) e sofrido 158 (69).

O jogo grande da ronda inaugural opõe dois emblemas históricos do futebol português: o da Invicta, que disputou todas as 92 edições da prova, e o de Guimarães, prestes a iniciar a 81.ª participação no principal escalão.

FC Porto

Os últimos dias “têm sido muito difíceis para todos” e “não é fácil lidar com as emoções” depois de ver partir uma figura tão próxima e tão querida como Jorge Costa, mas Francesco Farioli está determinado a “honrar a memória e o legado” do Capitão. “Seguir o exemplo do Jorge, a sua paixão pelo Clube e tentar demonstrar o ADN dele dentro do campo” é o objetivo do treinador do FC Porto frente ao Vitória SC, “um adversário difícil” e que “tem conseguido bons resultados nas últimas temporadas”.

“Temos de estar preparados para este embate, porque eles vêm cá dar tudo. Temos de abordar o jogo com a mentalidade certa, com vontade de ditar o ritmo desde o primeiro minuto e temos de dar o máximo”, reforçou o técnico italiano que não poderá contar com o lesionado Francisco Moura.

Em sentido contrário, Gabri Veiga, João Costa, Dominik Prpic, Borja Sainz, Victor Froholdt, Jan Bednarek e Luuk de Jong poderão estrear-se no campeonato português. Alberto Costa, também ele reforço de Verão, já representou os dois emblemas e está novamente inscrito na prova que o elegeu como o Melhor Defesa do mês em dezembro de 2024, antes de se mudar de Guimarães para Turim.

Vitória SC

Sexto classificado na última campanha, o Vitória SC recrutou o treinador que conquistou a Segunda Liga ao serviço do CD Tondela e foi já com Luís Pinto no banco que venceu o Portimonense (1-0), o campeão saudita Al-Ittihad (3-1) e o Celta de Vigo (1-0) e perdeu contra o Estrela da Amadora (0-1) e o GD Chaves (1-2) nos cinco jogos de preparação para a nova época.

O português Miguel Nóbrega (ex-Rio Ave), os brasileiros Thiago Balieiro (ex-Leixões) e Paulo Vitor (ex-Akron Togliatti), o espanhol Fabio Blanco (ex-Marítimo), o sérvio Matija Mitrovic (ex-Zeleznicar Pancevo), o colombiano Juan Castillo (ex-Fortaleza), o francês Oumar Camara (ex-PSG) e o ucraniano Orest Lebedenko (ex-FC Vizela) são as caras novas do plantel vitoriano, que viu sair Filipe Relvas, Bruno Gaspar, João Mendes, Zé Carlos, Jesús Ramírez, Marco Cruz e Mikel Villanueva neste mercado.

Equipa de arbitragem 

António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 36 anos terá como assistentes Pedro Ribeiro e Nélson Pereira, sendo Miguel Nogueira o quarto árbitro. O VAR será o bracarense Manuel Mota, assistido por Paulo Brás.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.