Sara Pereira vai liderar a equipa B no 4.º escalão e as sub-19 na 2.ª divisão feminina
Sara Pereira é a timoneira da nova equipa B feminina do FC Porto, “um projeto novo que tem tudo para fazer crescer o Clube e as jogadoras”. Ao leme de “um grupo de trabalho grande e com diferentes contextos”, a treinadora vai procurar “extrair o melhor de cada jogadora e construir uma equipa competitiva” para lutar na Quarta Divisão Nacional e para “formar jogadoras que no futuro cheguem à equipa A”.
Rita Martins, que em 2024/25 integrou o plantel principal, mostra-se satisfeita por ter “outra oportunidade noutro contexto” e preparada para “transmitir os valores do Clube” num balneário recheado de jovens ansiosas por “competir em dois escalões”. “Vamos transmitir o quão importante é ganhar e trabalhar pelo símbolo que carregamos. Vamos recebê-las bem para que elas também se possam sentir em casa”, revela a média de apenas 17 anos.
Sara Pereira
Plantel heterogéneo
“É um projeto novo que tem tudo para fazer crescer o Clube e as jogadoras. Temos um grupo de trabalho grande e com diferentes contextos, algumas jogadoras da equipa A do ano passado, outras que vêm pela primeira vez para o FC Porto e outras jogadoras que já estavam nas sub-19. A ideia é conseguir extrair o melhor de cada uma delas e construir uma equipa competitiva para os desafios que vamos ter no futuro.”
4.º escalão sénior e 2.ª divisão sub-19
“São as duas competições em que o FC Porto entra e são competições em que entramos para ganhar. É esse o objetivo da equipa, tanto nas sub-19 como as seniores B. A ideia entre as jogadoras é conseguirmos criar aqui um ambiente competitivo.”
Duas frentes de batalha
“Elas podem jogar num lado ou no outro e cada uma será colocada no melhor contexto possível a cada momento. A ideia passa por conseguir criar jogadoras à Porto, transmitir os valores do Clube e potenciar as jogadoras. Estamos no último escalão da formação e a ideia será conseguirmos formar uma jogadora que no futuro chegue à equipa A, quem sabe mesmo este ano. Tudo é possível.”
Rita Martins
Fome de bola
“É sempre muito bom e muito especial. Agora noutro contexto, mas é sempre bom estar de volta ao Olival. Já todas estávamos com aquele bichinho, aquela ansiedade de voltar.”
O peso da camisola
“Claro que as férias são boas, mas também já estava na hora de voltar. É importante relembrar que somos duas equipas e vamos estar a competir em dois escalões. Somos muitas, algumas já do ano passado, outras que desceram da equipa A, e é importante transmitirmos os valores do Clube, a ambição que todas sentimos, o quão importante é ganhar e trabalhar pelo símbolo que carregamos. Vamos recebê-las bem para que elas também se possam sentir em casa.”
O degrau cimeiro
“É outra oportunidade, noutro contexto, mas será muito bom para eu evoluir e considero isto muito importante. Eu, a Ana Beatriz, a Renata… algumas que desceram da equipa A, já estivemos naquele contexto e vamos criar o bichinho nas outras para todas ambicionarmos chegar lá, porque isso é que é importante.”
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.