FC Porto anulou uma desvantagem de 19 pontos e venceu o Falco Szombathely (79-83) no arranque do apuramento para a Liga dos Campeões de basquetebol
A perder por 19 pontos em pleno terceiro período, a equipa de basquetebol do FC Porto deu a volta ao marcador e conseguiu uma vitória épica, por 79-83, nos quartos de final do torneio de qualificação para a Liga dos Campeões. Ultrapassados os húngaros do Falco Szombathely, habitués nestas andanças, seguem-se os suíços do Fribourg Olympic ou os franceses do Elan Chalon no caminho rumo à Champions.
Na cidade búlgara de Samokov, onde oito equipas lutam por um lugar entre a elite europeia, o equilíbrio foi nota predominante nos primeiros seis minutos (13-12), mas a partir daí o ataque portista apresentou-se menos esclarecido e os húngaros alcançaram um avanço de dois dígitos graças a um parcial de 9-0 conseguido em apenas 90 segundos (22-12).
O desacerto azul e branco no tiro exterior parecia contagiar o adversário e, apesar de uma boa recuperação na segunda metade do segundo período, o Falco Szombathely voltou a carregar no acelerador e foi para as cabines a vencer por 15 apostando forte na penetração e no lançamento debaixo do cesto (48-33).
Revigorado após o descanso, o FC Porto apresentou-se de cara lavada na segunda parte, reforçou o empenho defensivo e conseguiu recuperar uma desvantagem que chegou a ser de 19 (59-40) - com Javian Davis e Jhonathan Dunn em particular destaque.
A chama do Dragão continuou acesa no último período e, já depois de empatar o jogo a 70 num triplo do canto, Davis foi chamado à linha de lance livre para recolocar os portistas na frente (77-78). Não satisfeito, o poste norte-americano continuou de mão quente e a fazer mossa na defesa húngara, que se revelou incapaz de travar o poderio do MVP da Liga Portuguesa 2024/25 - autor de 25 pontos em apenas 12 tentativas.
A meia-final do torneio de qualificação para a Liga dos Campeões joga-se segunda-feira às 12h15 novamente na Arena SamElyon e no Porto Canal. Fribourg Olympic e Elan Chalon medem forças naquele mesmo pavilhão a partir das 14h30 deste domingo.
Ficha de jogo
FALCO SZOMBATHELY 79-83 FC PORTO
Liga dos Campeões, torneio de qualificação, quartos de final
20 de setembro de 2025
Arena SamElyon, em Samokov (Bulgária)
Árbitros: Ariadna Chueca (Espanha), Gatis Salins (Letónia) e Martim Horozov (Bulgária)
FALCO SZOMBATHELY: Akos Keller (6), Benedek Varadi (7), Aleksa Novakovic (4), Szymon Wojcik (14) e Stahinja Jovanovic (12)
Suplentes: Andras Tanoh Dez (2), Zoltan Perl (14), Patrick Whelan (5), Salamon Herger e Jubrile Belo (15)
Treinador: Milos Konakov
FC PORTO: Jhonathan Dunn (20), Wes Washpun (9), Axel Toupane (9), Marko Filipovity (5) e Javian Davis (25)
Suplentes: Vlad Voytso (2), Santiago Silva, Jalen Riley (4), Yago Carrera, João Guerreiro e Miguel Queiroz (9)
Treinador: Fernando Sá
Ao intervalo: 48-33
Parciais: 24-16, 24-17, 17-24 e 14-26
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.