FCP logo

FC Porto e FC Arouca medem forças a partir das 20h00

Depois de se estrear na Liga Europa com uma vitória em Salzburgo (1-0), o FC Porto está de regresso a Portugal para o segundo de quatro jogos em 11 dias. A partir das 20h00 (Sport TV), os Dragões vão defrontar o FC Arouca na sétima ronda de um campeonato que lideram de forma isolada com um registo 100% vitorioso.

Nas primeiras seis jornadas da Liga, os comandados de Francesco Farioli venceram o Vitória SC (3-0), o Casa Pia (4-0) e o CD Nacional (1-0) na condição de visitados e bateram o Gil Vicente (0-2), o Sporting (1-2) e o Rio Ave (0-3) fora de portas, somando por isso mais 10 pontos do que o adversário desta noite (8), um dos oitavos classificados da prova.

Nos 17 confrontos anteriores, os portistas venceram 14 vezes, empataram uma e perderam duas, tendo marcado 48 golos e sofrido 10. No terreno adversário, os azuis e brancos consentiram cinco golos e uma única derrota em oito jogos.

O embate estava originalmente agendado para domingo, mas a Liga Portugal tomou a decisão unilateral de o adiar cerca de 24 horas, violando o Regulamento das Competições ao retirar um dia de descanso ao FC Porto antes de um jogo europeu (quinta-feira, 20h00) e em semana de clássico (domingo, 21h15). Dado que a apresentação de um procedimento cautelar acarretaria um prejuízo ainda maior para o planeamento desportivo, o Clube decidiu marcar presença no encontro, ainda que considere a decisão da Liga Portugal altamente prejudicial para os legítimos interesses do FC Porto e para a credibilidade do futebol português.

Apesar de o jogo se disputar numa segunda-feira à noite em Arouca, os ingressos destinados aos adeptos do FC Porto esgotaram em escassos minutos e prevê-se um setor visitante pintado de azul e branco.

FC Porto

“Para quem disputa as competições europeias, o ritmo é diferente, o calendário é diferente e até o desporto é diferente” porque a preparação fica concentrada em “alguns minutos no relvado e nas sessões de vídeo”, mas os Dragões vão “estar preparados para tudo” o que possam encontrar em Arouca, começou por garantir Francesco Farioli na antevisão ao encontro
 
O FC Arouca é uma das equipas mais interessantes de se ver, pelo que faz com e sem bola, tenho muito respeito por eles e há vários dias que tenho alertado toda a gente para o que vamos enfrentar porque quero manter toda a gente em alerta”, explicou um treinador para quem “não há vingança” para fazer, até porque “não há tempo para perder energia nessas coisas, só no caminho” a percorrer para somar mais três pontos. 
 
Uma grande ajuda nessa missão virá do setor visitante repleto de portistas, “o que diz muito da paixão da cidade” e obriga os jogadores a “esvaziar o tanque no relvado”. À espera de mais uma “receção calorosa”, o técnico salientou que “o que não pode acontecer é haver o sentimento de satisfação ou de que as coisas são fáceis devido aos bons resultados”. 
 
Confirmadas as ausências de Nehuén Pérez e Luuk de Jong devido a lesão, sobraram os elogios para William Gomes, que “esteve muito bem nos jogos em que entrou e também nos jogos em que começou de início”, “é uma pessoa fantástica, traz muita energia para o Olival, dentro e fora do campo”, “é uma mais-valia para o Clube” e “vai continuar a crescer” no Olival.

FC Arouca 

O FC Arouca viu sair cinco protagonistas da última campanha e contratou 15 reforços para atacar a nova temporada, entre eles jogadores do Bayern de Munique, Juventus, Leeds United, Real Betis, Fenerbahçe, Cercle Brugge, Sturm Graz ou Heerenveen. Os defesas Boris Popović e Amadou Dante, o médio Hyun-ju Lee e os avançados Naïs Djouahra e Dylan Nandín pegaram de estaca no onze de Vasco Seabra, que se mantém no comando dos “lobos”.

O guarda-redes João Valido, o central José Fontán, o lateral direito Tiago Esgaio, os médios Taichi Fukui e Pedro Santos e o extremo Alfonso Trezza têm sido apostas regulares juntamente com os cinco reforços elencados anteriormente. Naïs Djouahra e Alfonso Trezza são os melhores marcadores (3) e o uruguaio acumula esse estatuto com o de melhor assistente, a par de Hyun-ju Lee (2).

Nas seis primeiras jornadas, o FC Arouca venceu o AFS em casa (3-1) e o CD Nacional na Madeira (1-2), empatou com o Rio Ave (3-3) e em Guimarães (1-1) e sofreu uma goleada em Alvalade (6-0) e um desaire caseiro frente ao Casa Pia (0-2). Nas duas últimas visitas ao Municipal de Arouca, o FC Porto venceu uma (0-2) e perdeu outra (3-2).

Equipa de arbitragem

Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 42 anos terá como assistentes Pedro Martins e Hugo Marques, sendo Sérgio Guelho o quarto árbitro. O VAR será o portuense Rui Costa, assistido por Nuno Eiras.

 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.