FC Porto venceu o Vitória SC na 5.ª jornada da Liga (105-85)
De regresso a casa e ao campeonato, a equipa de basquetebol do FC Porto venceu o Vitória SC (105-85) na quinta jornada da Liga e igualou o Benfica no segundo lugar da competição - com menos um ponto do que a Ovarense. Javian Davis (22 pontos), Axel Toupane (18 pontos) e Jalen Riley (17 pontos) estiveram de mão quente e contribuíram para o soar da buzina em duas ocasiões: por a equipa ter chegado aos 100 pontos e por todos os elementos terem marcado.
Os visitantes começaram bem - como já havia sido seu apanágio nos jogos até agora disputados - e estiveram em vantagem durante boa parte do quarto inaugural. Numa fase em que os ataques se superiorizavam claramente às defesas, os azuis e brancos chegaram-se à frente pela primeira vez com o 24-23 e aumentaram essa distância até ao décimo minuto (29-26). Javian Davis confirmou toda a qualidade que lhe é reconhecida no segundo período (15 pontos), Jonathan Dunn mostrou estar de mão quente (10), Jalen Riley construiu as oportunidades para os colegas (oito assistências) e os Dragões conseguiram espelhar a superioridade vista em campo no resultado, arrecadando a maior vantagem do jogo já nos derradeiros minutos da primeira parte (56-42) com um lançamento do meio-campo defensivo de Miguel Maria Cardoso que fez levantar os adeptos presentes no pavilhão.
A segunda parte começou um ritmo e produção mais baixos, Javian Davis saiu lesionado - viria a regressar nos últimos minutos da partida - e a formação minhota aproximou-se no placar, ainda que sem colocar em causa o desfecho final (70-58). A jogar com tranquilidade e em equipa, os Dragões aumentaram paulatinamente a diferença no placar de seguida e, sem nunca perder a seriedade inicial, fizeram o Dragão Arena vibrar: Santiago Silva entrou a dois minutos do fim e fez soar a campainha duas vezes por ter sido o último portista a marcar e por a equipa ter chegado aos 100 pontos (105-85).
Na quarta-feira (20h00, Porto Canal), há jogo europeu no Dragão Arena. Os comandados de Fernando Sá recebem o Tartu Ulikool na quinta jornada da FIBA Europe Cup e os ingressos vendem-se nos locais habituais.
Ficha de jogo
FC PORTO-VITÓRIA SC, 105-85
Liga Portuguesa de Basquetebol, 5.ª jornada
8 de novembro de 2025
Dragão Arena
Árbitros: Hugo Silva, Pedro Rodrigues e Bruno Sá
FC PORTO: Javian Davis (22), Jhonathan Dunn (12), Axel Toupane (18), Miguel Maria (4) e Gonçalo Delgado (6)
Suplentes: Vlad Voytso (6), Jalen Riley (17), Santiago Silva (6), Yago Carrera (4), João Guerreiro (5) e Wes Washpun (5)
Treinador: Fernando Sá
VITÓRIA SC: Jasman Sangha (19), Filip Gewert (4), Simão Verde, António Mendes (3) e Jaxson Baker (7)
Suplentes: Malique Jacobs (21), Matteus Case (5), Samuel Peek (15), Ricardo Costa, Pedro Pinto (4), Pedro Bastos (7) e Duarte Freitas
Treinador: Miguel Miranda
Ao intervalo: 56-42
Parciais: 29-26; 27-16; 14-16; 35-27
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.