André Villas-Boas lembrou Rui Filipe, “uma figura icónica” do Clube, no 25.º aniversário da Casa FC Porto de Vale de Cambra
Presente numa Casa que celebra “um quarto de século, um motivo de grande satisfação que chama a honrar um legado e a definir novos desafios e objetivos, especialmente numa terra de gente que faz”, André Villas-Boas discursou para “mais de 300 pessoas” num “espaço pleno de paixão, de portismo, de convívio e de uma ligação profunda ao FC Porto.”
Já depois de “prestar uma homenagem muito especial ao atual presidente, Domingos António Correia Silva”, que “personifica a tenacidade e o amor pelo FC Porto que todos reconhecemos e admiramos”, o líder máximo do Clube lembrou Rui Filipe, “uma figura icónica da terra cuja carreira no FC Porto estava destinada a grandes feitos e que viu a sua trajetória tragicamente interrompida por um brutal acidente”: “O seu talento, a sua paixão e a sua ligação a esta terra permanecem vivos no coração e na memória de todos os portistas, continuando a inspirar gerações”.
Aos elogios a “um polo de crescimento da nossa mística” com “cerca de 600 sócios e tendência para crescer”, seguiu-se um desafio: “Tornar o atletismo uma modalidade oficial da Casa, federada, alargando assim as valências desportivas e reforçando a promoção do desporto e a formação de atletas de excelência na comunidade portista e na comunidade local”. Com esta proposta, o presidente pretende “elevar a Casa a novas etapas e prestígios com o apoio do FC Porto e da Fundação FC Porto, que está ao lado dos seus sócios nesta caminhada”, abrindo assim “caminho para o fortalecimento do associativismo de Dragão ao peito”.
25 anos de dedicação ao FC Porto
“É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que me dirijo a vós, sócios desta Casa e adeptos portistas valecambrenses, nesta ocasião tão especial em que celebramos os 25 anos da Casa FC Porto de Vale de Cambra. Celebrar um quarto de século é, sem dúvida, motivo de grande satisfação, mas chama a honrar um legado e a definir novos desafios e objetivos, especialmente numa terra de gente que faz. Fundada em 23 de novembro de 2000, esta Casa é bem mais do que uma simples sede. Sempre foi um espaço pleno de paixão, de portismo, de convívio e de uma ligação profunda ao nosso Clube, que aqui foi vivida e representada da sua forma mais bonita. Recentemente, com a inauguração das novas instalações, esta Casa ganhou uma nova centralidade, oferecendo condições para que aqui se faça mais em prol dos associados, da comunidade de Vale de Cambra e, claro, do FC Porto, o Clube que nos apaixona.”
Um exemplo no comando
“Gostaria de prestar uma homenagem muito especial ao atual presidente, Domingos António Correia Silva, um dos fundadores desta Casa e um presidente exemplar há cerca de um ano. O Domingos personifica a tenacidade e o amor pelo FC Porto que todos reconhecemos e admiramos. A sua dedicação e a forma como mobiliza os associados e impulsiona o crescimento da Casa são motivo de inspiração para todos nós e têm um lugar de relevo na vida do nosso Clube.”
O saudoso Rui Filipe
“É também impossível estar aqui sem recordar, com respeito e emoção, Rui Filipe, uma figura icónica desta terra. O Rui Filipe, cuja carreira no FC Porto estava destinada a grandes feitos, viu a sua trajetória tragicamente interrompida por um brutal acidente. O seu talento, a sua paixão e a sua ligação a esta terra permanecem vivos no coração e na memória de todos os portistas, continuando a inspirar gerações, porque é alguém que continua a personificar o carácter de dois grandes amores: Vale de Cambra e o FC Porto. Peço-vos uma salva de palmas para o Rui Filipe.”
Um desafio ao associativismo
“Com cerca de 600 sócios e tendência para crescer, a Casa FC Porto de Vale de Cambra tem sido e continuará a ser um polo de crescimento da nossa mística, pelo que tem de vibrante e pela dinâmica que imprime às suas iniciativas, como vemos aqui hoje com mais de 300 pessoas presentes. O vosso poder de iniciativa no campo social e a vossa participação ativa no campo social, ainda que amadora, em torneios de futebol de cinco e provas de atletismo traduz o esforço coletivo e o desejo de afirmação desta comunidade no universo azul e branco. Desafio o Domingos a tornar o atletismo uma modalidade oficial da Casa, federada, alargando assim as valências desportivas e reforçando a promoção do desporto e a formação de atletas de excelência na comunidade portista e na comunidade local. Este desafio ganha nova força, especialmente quando olhamos para os recentes resultados e sucesso desportivo na Corrida do Dragão, nomeadamente o Filipe Ferreira, atleta desta Casa FC Porto de Vale de Cambra que brilhou ao vencer destacado com um tempo impressionante, levando o nome da Casa ao lugar mais alto do pódio.”
Um Clube ao lado dos sócios
“Este é um testemunho claro do espírito de dedicação, esforço e superação que carateriza todos vós. Este feito, esta vitória com a camisola da Casa FC Porto de Vale de Cambra, é ao mesmo tempo um marco e um desafio. Faço o convite para que formalizem a vossa participação em provas desportivas, elevando a Casa a novas etapas e prestígios com o apoio do FC Porto e com o apoio da Fundação FC Porto, que está ao lado dos seus sócios nesta caminhada. Estas conquistas refletem o compromisso, a amizade e a paixão que unem esta grande família portista. Continuemos juntos por esta Casa, que é um espaço de excelência, de convívio e de promoção dos valores do nosso Clube com ambição renovada, abrindo caminho para o fortalecimento do associativismo de Dragão ao peito. Viva a Casa FC Porto de Vale de Cambra e viva o nosso querido FC Porto.”






O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.