FCP logo

FC Porto e Malmö FF defrontam-se a partir das 20h00, na 6.ª jornada da Liga Europa

Feita a escala em Tondela, onde o FC Porto venceu por 2-0 na 13.ª jornada do campeonato, é dia de voltar ao Estádio do Dragão para travar mais uma batalha europeia, a sexta na presente temporada, diante dos suecos do Malmö FF. O encontro, agendado para as 20h00 (SportTV5), junta uma equipa do Norte da Europa a uma do Norte de Portugal numa comunhão de azul e branco, as cores predominantes de ambos os emblemas.

Os portistas chegam a esta ronda em posição de apuramento direto para os oitavos de final da competição, com 10 pontos, depois de terem vencido o Salzburgo (1-0), o Estrela Vermelha (2-1) e o Nice (3-0), empatado em Utrecht (1-1) e perdido em Nottingham (2-0). O adversário nórdico é 34.º classificado da fase de liga, com um ponto somado frente ao Dinamo Zagreb (1-1). Nas restantes quatro jornadas, os "Blues" sofreram derrotas frente ao Ludogoretz (2-1), Viktoria Plzeň (3-0), Panathinaikos (1-0) e Nottingham Forest (3-0).

Este será o primeiro confronto entre dois clubes hegemónicos nos respetivos países no século XXI. Desde 2000, o Malmö arrebatou a concorrência na Suécia em dez temporadas, um percurso com traços idênticos ao do FC Porto, que venceu 12 campeonatos nesse período e juntou-lhes ainda quatro troféus internacionais: uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental e uma Liga Europa.

Ainda há ingressos disponíveis em bilhetes.fcporto.pt, nas FC Porto Stores e na Loja do Associado. Se já garantiu um lugar, saiba que está convocada uma greve geral para esta quinta-feira que condicionará fortemente a operação do Metro do Porto: não haverá serviço nas linhas Azul, Vermelha, Violeta e Laranja, todas as que passam no Estádio do Dragão. Deve, por isso, encontrar um meio de transporte alternativo, pois só a partir das 6h00 de sexta-feira é que a operação voltará à normalidade.

FC Porto

Jogar com tudo e entrar com força desde a primeira bola para virar o jogo na direção certa desde o princípio” é a missão definida por um plantel que quer, “passo a passo”, “fazer o maior número de pontos possível” na fase de liga. Para isso, “a diferença de golos pode ser decisiva”, pelo que “criar oportunidades e não conceder” são atributos fundamentais: “Temos uma grande oportunidade para nos qualificarmos diretamente e para seguirmos em frente na competição, evitando os dois jogos do play-off. Primeiro vamos focar-nos em conquistar os pontos necessários para garantir o top-24 e, depois disso, tentaremos chegar aos lugares de qualificação direta. Temos três jogos pela frente e faltam quatro ou cinco pontos para cumprirmos o nosso objetivo”.

“Não é tarefa fácil preparar um jogo contra uma equipa que não está a competir” e Francesco Farioli admite que vai a jogo “com menos informação do que gostaria”, mas já traçou “vários planos” para travar “uma equipa jovem, mas com muito talento e um treinador que vai querer terminar o percurso da melhor forma” antes de dar lugar ao já anunciado sucessor para a próxima temporada.

“O boost dos adeptos que vão encher o estádio” será outro ingrediente fundamental, principalmente numa altura em que “a pressão externa está a aumentar e em que há um desejo de incendiar e gerar ruído dentro do balneário”. “Neste momento é ainda mais importante estarmos unidos. A minha mensagem para a família portista é muito clara: estamos juntos contra todos”, acrescentou na sala de imprensa do Olival.

Ao lado do técnico italiano, Victor Froholdt explicou que “o FC Porto aborda todos os jogos da mesma forma”, quer “terminar no top-8” e tem o “objetivo claro” de “ir longe na Liga Europa”: “Vamos precisar de 15 ou 16 pontos para nos qualificarmos diretamente para os oitavos de final”.

“Feliz por jogar tantos minutos”, o internacional dinamarquês mostrou-se “focado em continuar a crescer como jogador”, até porque, “se ficar parado, vai aparecer alguém por trás ainda melhor”. Figura de proa numa “equipa com muita qualidade” que deseja “ajudar a ganhar jogos”, o camisola 8 abordou ainda os primeiros meses num “Clube em que todos fazem parte de uma família e no qual o lema é «seguimos juntos»”.

Na última sessão de trabalho prévia ao encontro europeu, Nehuén Pérez realizou tratamento e trabalho de ginásio, Luuk de Jong manteve-se em tratamento e Gabri Veiga treinou integrado condicionado. André Oliveira e João Teixeira, da equipa B, juntaram-se ao grupo.

Malmö FF

Após terminar o campeonato no sexto lugar, o Malmö já anunciou Miguel Ángel Ramírez como treinador para a próxima temporada, mas Anes Mravac continua a comandar um plantel que tem nove nacionalidades, mas conta com 21 suecos (60%). Noruega, Dinamarca, Islândia, Guiné Conacri, Montenegro, Brasil, Sérvia e Croácia são as outras nações representadas no balneário com uma média de idades de 25 anos.

O guarda-redes Robin Olsen, os defesas Colin Rosler, Busanello, Stryger Larsen, Adrian Skogmar e Pontus Jansson, os médios Lasse Johnsen, Hugo Bolin e Otto Rosengren e os avançados Taha Ali e Sead Haksabanovic são aposta regular de do técnico bósnio, que costuma lançar Oliver Berg, Anders Christiansen, Emmanuel Ekong, Daníel Gudjohnsen e Isaac Kiese Thelin a partir do banco.

Hugo Bolin, Anders Christiansen, Daníel Gudjohnsen e Isaac Kiese Thelin são os melhores marcadores da equipa, com oito golos cada, enquanto o lateral esquerdo Busanello e o centrocampista Otto Rosengren se destacam no capítulo das assistências (6).

Equipa de arbitragem

O Comité de Arbitragem da UEFA nomeou Rohit Saggi para dirigir o encontro. O árbitro norueguês de 33 anos, que se irá estrear em jogos de ambas as equipas, terá como assistentes os compatriotas Morten Jensen e Anders Olav Dale, sendo Sigurd Kringstad, igualmente norueguês, o quarto árbitro. Natural da Alemanha será o videoárbitro Sören Storks, que terá como AVAR o compatriota Benjamin Brand.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.