FC Porto e FC Famalicão medem forças a partir das 20h45 no Estádio do Dragão
O calendário não dá tréguas e o FC Porto prepara-se para disputar o segundo jogo da semana no Estádio do Dragão. Exatas 72 horas depois do triunfo frente ao Estrela da Amadora na 14.ª jornada do campeonato (3-1), os portistas regressam a casa e recebem o FC Famalicão nos oitavos de final da Taça de Portugal (20h45, RTP1).
Em caso de vitória, os comandados de Francesco Farioli marcam automaticamente encontro com o Benfica, que afastou o SC Farense, na eliminatória seguinte. Na presente edição da prova rainha, os Dragões eliminaram o Celoricense (0-4) e o Sintrense (3-0), enquanto os famalicenses afastaram o São João de Ver (0-3) e o Estoril Praia (1-2).
Nos últimos 32 confrontos entre as duas equipas, o FC Porto venceu 23 (12 em casa), empatou cinco (três) e perdeu quatro (um), tendo marcado 75 golos (42) e sofrido 27 (16). Na Taça de Portugal, os dois conjuntos defrontaram-se seis vezes e os azuis da Invicta ganharam sempre.
Esta temporada, os dois conjuntos já mediram forças no Estádio Municipal de Famalicão, na 11.ª ronda da Liga, e o resultado sorriu aos forasteiros, que venceram por 1-0 com um golo de Victor Froholdt.
Concluída a 14.ª jornada, o FC Porto lidera o campeonato com 13 vitórias e um empate, a melhor defesa (quatro golos sofridos) e o segundo melhor ataque (30 marcados). O FC Famalicão, por sua vez, ocupa o sexto posto com seis triunfos, cinco empates e três derrotas, 18 golos a favor e nove contra.
Ainda há ingressos disponíveis em bilhetes.fcporto.pt, nas FC Porto Stores e na Loja do Associado. As portas do estádio abrem às 19h15 e os sócios devem ter a quota de novembro regularizada para acederem ao Dragão.
FC Porto
“Os jogos a eliminar têm um sabor diferente” e Francesco Farioli perspetiva um “um jogo muito aberto entre duas equipas que querem seguir em frente” e “chegar à final da Taça”. “O FC Porto entra em todas as competições com o desejo de as disputar até ao fim e de competir por títulos”, lembrou em pleno auditório do CTFD Jorge Costa.
"À espera de um adversário mais agressivo do que aquele que se viu em Famalicão”, o técnico italiano a quer ver o grupo a “encontrar a resposta certa e as soluções ideais” e a “estar ligado durante 90 minutos ou até mais, caso seja necessário” ir a tempo extra.
“A Taça é uma boa oportunidade para rodar o plantel, gerir o cansaço do grupo e promover algumas alterações”, mesmo assim “este desafio merece toda a atenção e deve ser encarado com a atitude certa”, pois “a motivação é seguir em frente” e trata-se do “jogo mais competitivo até ao momento” na prova rainha.
“Pesando todos os cenários, o foco está neste desafio e em dar o máximo nos desafios que temos pela frente, porque ganhar jogos de futebol a este nível exige muita atenção ao mínimo detalhe e temos de estar preparados e muito atentos em todos os momentos”, detalhou na conferência de antevisão do encontro.
No último treino antes da quinta eliminatória da prova rainha, João Teixeira voltou a trabalhar com o plantel principal, enquanto Nehuén Pérez e Luuk de Jong continuaram entregues aos cuidados do departamento médico e são baixas confirmadas devido a lesão.
FC Famalicão
Desde a receção ao FC Porto, no passado dia 9 de novembro, os famalicenses bateram duas vezes o Estoril Praia - uma na Liga (4-0) e outra na Taça (1-2) -, empataram em Moreira de Cónegos (2-2) e sofreram um desaire pela margem mínima diante do SC Braga (1-2).
O guarda-redes Lazar Carević, os laterais Rodrigo Pinheiro e Pedro Bondo, os centrais Justin de Haas, Léo Realpe, os médios Tom van de Lool, Mathias de Amorim e Gustavo Sá, os extremos Gil Dias e Sorriso e o ponta de lança Simon Elisor têm sido as principais escolhas Hugo Oliveira, que costuma lançar o centrocampista Otar Mamageishvili, os extremos Antoine Joujou e Pedro Santos e os avançados Umar Abubakar e Yassir Zabiri a partir do banco.
O ponta de lança Yassir Zabiri (5), eleito o Melhor Jogador do último Mundial sub-20, e o médio ofensivo Gustavo Sá (5) são os melhores marcadores, enquanto os extremos Sorriso e Gil Dias se destacam no capítulo das assistências, com três passes decisivos nas respetivas contas pessoais.
O FC Famalicão é a equipa mais faltosa do campeonato (18 infrações por jogo), a que soma mais cortes de bola (17,4 por jogo), a que melhor cruza (5,4 por jogo), a terceira mais amarelada (44 cartões), a segunda na média de bolas longas bem-sucedidas (20 por jogo), a terceira no número de cantos (5,6 por jogo) e fecham o pódio das folhas limpas, com as mesmas oito do Sporting – apenas atrás do FC Porto (10) e Gil Vicente (9).
Equipa de arbitragem
António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 37 anos terá como assistentes Francisco Pereira e Nélson Pereira, sendo Cláudio Pereira o quarto árbitro. O VAR será Manuel Oliveira, assistido por David Soares.
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.