FCP logo

FC Porto e AFS medem forças a partir das 20h15 no Estádio do Dragão

O último compromisso do ano civil está agendado para as 20h15 desta segunda-feira no Estádio do Dragão (Sport TV). O derradeiro desafio da Liga Portuguesa em 2025 opõe o FC Porto, líder isolado da tabela, ao AVS Futebol SAD, o atual lanterna vermelha. 39 pontos separam o primeiro (43) do último classificado (4) à entrada para a 16.ª jornada, a penúltima da primeira volta.

À imagem do sucedido no início da prova, e desde o nulo no clássico contra o Benfica, os portistas registam novamente uma série de sete vitórias consecutivas para o campeonato e de cinco em todas as competições. Autor de um bis em Alverca (0-3), Borja Sainz viu o quinto amarelo e é baixa confirmada por acumulação de cartões; em contraponto, Jan Bednarek está de regresso às opções depois de ter cumprido castigo.

O AFS também atravessa um momento positivo após ter vencido em Guimarães para a Taça de Portugal (0-1), com o adjunto Armando Roriz no banco, e empatado contra o CD Nacional (2-2), sob o comando técnico de João Henriques - que já defrontou o FC Porto ao serviço do Leixões SC, Paços de Ferreira, Santa Clara, Vitória SC e Moreirense FC.

Na temporada 2024/25, os Dragões golearam este mesmo adversário na Vila das Aves (0-5) com um hat-trick de Samu e remates certeiros de Nico González e de Rodrigo Mora. Em março, na Invicta, o camisola 86 voltou a faturar e Fábio Vieira fechou as contas em 2-0.

Restam poucas centenas de bilhetes, pelo que se prevê uma casa cheia no derradeiro jogo do ano e da primeira volta no Estádio do Dragão. Os últimos ingressos podem ser adquiridos na plataforma bilhetes.fcporto.pt.

FC Porto

Depois de “uma semana sem jogos” e de uma “pausa merecida” nos treinos durante a quadra natalícia, chegou “o momento de acelerar a todo o gás na Liga” e Francesco Farioli espera ver “uma equipa disciplinada, com o ADN do FC Porto, muita qualidade, agressividade e o espírito certo” para “terminar o ano da forma que os adeptos e a cidade merecem”.

No último jogo de 2025, os Dragões vão medir forças com um adversário que “mudou de treinador recentemente”, “entrou numa espiral positiva” e, por isso, vai exigir um FC Porto “competitivo”, “sempre alerta e motivado” para “conseguir um bom resultado” num “momento crucial da temporada”.

E porque “o futebol moderno apresenta várias dificuldades”, o timoneiro defende que “os planos táticos têm de ser muito precisos” já que “estes desafios podem decidir-se nos pormenores e exigem muita organização” de forma a “encontrar as soluções adequadas” para “desbloquear o jogo”. “Se olharmos para a tabela podemos pensar que o duelo vai ser fácil, mas a realidade é sempre diferente e temos de ser competitivos”, reforçou em plena sala de imprensa do Olival.

Já depois de revelar que o grupo “esteve enérgico nos últimos dias” e de reconhecer que “apesar de a atitude não ganhar jogos faz com que a equipa fique mais perto de o conseguir”, o técnico italiano deu voz ao desejo de “transportar essa motivação para dentro de campo” de forma a “acabar o ano da melhor maneira junto dos adeptos”.

Em semana de renovação de Diogo Costa, “um grande passo para o Clube e para o plantel que foi celebrado por todos os jogadores”, Francesco Farioli revelou ter “uma ótima relação com um guarda-redes que tem muito talento e uma personalidade que ajuda a equipa técnica a estabelecer o padrão de comportamento que quer ver diariamente”.

Questionado acerca do rendimento de Alan Varela, o timoneiro reconheceu que o médio argentino é “um jogador-chave” que “já deu muito à equipa e pode continuar a dar” e elogiou a “forma como ele e o Pablo Rosario se complementam”. “A época é longa e eu tenho de tomar decisões, mas ter dois jogadores a este nível é uma mais-valia e tento geri-los da melhor forma para que nos possam ajudar e continuem a crescer”, reforçou.

No último treino antes do último embate caseiro de 2025, os lesionados Nehuén Pérez, Tomás Pérez e Luuk de Jong continuaram entregues aos cuidados do departamento médico e são baixas confirmadas, bem como Borja Sainz que viu o quinto amarelo em Alverca.

AFS

Ao cabo de 15 jornadas, o AVS Futebol SAD soma quatro pontos fruto dos empates em Braga (2-2) e nas receções ao CD Tondela (2-2), Gil Vicente (1-1) e CD Nacional (2-2). Depois de José Mota, Fábio Espinho, João Pedro Sousa e Armando Roriz, os avenses são agora orientados por João Henriques, treinador de 53 anos que se prepara para fazer a estreia fora de portas.

Na época transata, ainda com José Mota ao leme, o emblema da Vila das Aves terminou o campeonato na 16.ª posição com os mesmos 27 pontos do SC Farense (17.º) e escapou à despromoção graças à vitória caseira (3-0) e à igualdade em Vizela (2-2) nas duas mãos do play-off de subida e descida de divisão.

No mercado de verão saíram 14 jogadores - entre eles John Mercado, o mais utilizado (36), o segundo melhor marcador (quatro) e o melhor assistente (quatro) -  e entraram 20, sendo que há 12 caras novas entre os 17 atletas que somam mais de 500 minutos na atual campanha.

Simão Bertelli, Diogo Spencer, Sidi Bane, Cristian Devenish, Kiki Afonso, Gustavo Assunção, Pedro Lima, Jaume Grau, Rafael Barbosa, Babatunde Akinsola e Tomané compõem o habitual onze titular, que costuma ser reforçado com o experiente Nenê (42 anos), Daniel Rivas, Diego Duarte, Bruno Lourenço, Tiago Hernández e Guilherme Neiva a partir do banco de suplentes.

O lateral direito Diogo Spencer - cedido pelo Benfica - é o melhor marcador (três) e ainda fez dois passes para golo, menos um do que o médio ofensivo Rafael Barbosa - o líder da contabilidade das assistências (três). Babatunde Akinsola (dois golos e duas assistências) e Nenê (dois golos e uma assistência) surgem logo atrás da dupla de internacionais jovens portugueses.

Equipa de arbitragem

Bruno Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 35 anos terá como assistentes Jorge Fernandes e João Bessa Silva, sendo Diogo Araújo o quarto árbitro. O VAR será João Malheiro Pinto, assistido por Nuno Pires.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.