Extremo polaco de 17 anos soma sete golos e duas assistências em 2025/26
Oskar Pietuszewski é o segundo reforço de inverno do FC Porto. O extremo polaco de 17 anos rubricou um contrato válido por três temporadas, até 5 de janeiro de 2029, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O novo número 77 junta-se aos compatriotas Jan Bednarek e Jakub Kiwior e passa a ser o mais jovem elemento do principal plantel portista.
Nascido em Białystok, bem perto da fronteira da Polónia com a Bielorrússia, o mais recente Dragão fez toda a formação no Jagiellonia, clube local pelo qual se estreou na equipa principal com apenas 16 anos em Amesterdão, frente ao Ajax de Francesco Farioli, na qualificação para a Liga Europa.
Os primeiros minutos na Liga Polaca foram somados em janeiro do ano seguinte, bem a tempo de completar 15 jogos - cinco como titular e dez como suplente - e de apontar um golo e uma assistência. Aos êxitos individuais, juntou também o sucesso coletivo com a conquista da Supertaça diante do Wisla Cracóvia, no passado mês de abril.
Já enturmado entre os seniores no arranque de 2025/26, Oskar Pietuszewski começou a época a titular - condição em que disputou 21 dos 31 encontros até ao momento -, contribuiu com três golos e uma assistência para que o Jagiellonia estivesse a um ponto da liderança da Liga, mas com menos um jogo disputado, e tem dado nas vistas pela rapidez e capacidade de drible.
A precocidade e o talento são atributos bem vincados na carreira do internacional jovem polaco, que foi convocado pela primeira vez para a seleção sub-17 com apenas 15 anos e, desde setembro, já assinou quatro golos e duas assistências em seis jogos na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-21.






O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.