FCP logo

Acordo com clube da MLS insere-se na estratégia de expansão internacional do FC Porto

Enquadrado no Plano Estratégico do FC Porto, que identifica a expansão internacional como um pilar fundamental para o crescimento e a competitividade do Clube no médio e longo prazo, foi celebrado esta quarta-feira um protocolo de parceria com o FC Cincinnati, clube que compete na Major League Soccer (MLS), o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos.

Com o objetivo de reforçar a ligação a um mercado estratégico para o FC Porto, este protocolo representa o início de uma abordagem mais estruturada ao mercado norte-americano. Os Estados Unidos atravessam um período de forte crescimento na indústria do futebol, combinando dimensão e maturidade comercial relevantes com um ciclo de aceleração associado a grandes eventos internacionais, como o Mundial de Clubes de 2025 e o Campeonato do Mundo de Seleções.

O Presidente do FC Porto, André Villas-Boas, destacou a importância desta iniciativa para a estratégia do Clube: “Esta é uma nova maneira de estar do FC Porto no campo internacional, principalmente nos EUA, onde ainda estamos para abrir a primeira escola de futebol, que é outro dos passos que queremos dar. Estivemos cerca de um ano a alinhar este protocolo, que passa não só pelo campo de desenvolvimento de jogadores, mas também pelo scouting e pelas estratégias comerciais que possam nascer, fruto desta nova relação. É um passo fundamental nos EUA, que serão a casa do Mundial 2026, mas sobretudo com um franchise americano que tem sido reconhecido como um dos mais inovadores e dinâmicos da MLS.”

A escolha do mercado norte-americano resulta de uma análise aprofundada do seu potencial desportivo e comercial, bem como das ligações existentes ao ecossistema do Clube, incluindo a parceria com a New Balance, main sponsor do FC Porto, e a forte presença de uma comunidade portuguesa e portista, evidenciada em momentos recentes de competição internacional.

O FC Cincinnati foi identificado como parceiro estratégico por se destacar no contexto da MLS pela qualidade da sua governance, pela solidez do seu projeto desportivo e pela visão de longo prazo, alinhada com os valores e a ambição do FC Porto. Desde a sua entrada na MLS, em 2019, o clube tem apresentado um crescimento consistente, tendo alcançado as meias-finais do campeonato na época passada.

“Nestes 10 anos, o FC Cincinnati atingiu muito sucesso. São bem suportados no campo da inovação e estratégia porque têm investidores com muito poder e reconhecimento na indústria americana. Portanto é estratégico também para nós sob esse ponto de vista, por termos um parceiro tao dinâmico, tão novo, mas com sucesso no mercado e com reconhecimento a nível de infraestruturas, desenvolvimento de jogadores e academias”, destacou André Villas-Boas.

A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar no Museu FC Porto e contou com a presença dos Presidentes de ambos os clubes, assinalando o início formal desta parceria estratégica.

O Presidente do FC Cincinnati, Jeff Berding, sublinhou também a relevância do acordo: “Esta parceria vai ser um pilar chave da nossa estratégia para os próximos 10 anos. O nosso clube é jovem, mas em dez anos viemos de uma ideia na minha cabeça até à I Divisão nos EUA, construímos um estádio de classe mundial, infraestruturas de treino, ganhámos o nosso primeiro troféu e agora somos reconhecidos entre os melhores clubes da MLS. Nos próximos 10 anos queremos ser um clube respeitado a nível global, alimentados pelo crescimento do futebol nos EUA. Para o conseguirmos, temos de aprender com os melhores. Ter esta oportunidade de parceria com este clube fantástico, um dos clubes de maior sucesso do mundo, como provam todos estes troféus aqui no Museu, é incrível. Podemos aprender e continuar a desenvolver o nosso clube.”

Jeff Berding destacou ainda como fator importante a mudança no calendário futebolístico nos EUA, prevista para o próximo ano: “Em 2027, a MLS vai alterar o seu calendário para seguir o padrão FIFA. A nossa época começará em agosto, passará o inverno e terminará em maio. Isso vai permitir-nos ser mais participantes no mercado global do futebol. Os nossos melhores jogadores poderão vir ao FC Porto, que é um nível acima da MLS, mas também haverá jogadores jovens para os quais o FC Cincinnati pode ser um ponto de paragem importante na sua carreira e desenvolvimento”

Quanto ao futuro, o Presidente André Villas-Boas deixa uma garantia: “O FC Porto não pára aqui.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.