FCP logo

O treinador que guiou o FC Porto à melhor primeira volta de sempre em destaque na revista Dragões

A edição número 470 da revista Dragões já se encontra disponível em formato digital e o principal destaque é a renovação de contrato de Francesco Farioli, o técnico que guiou o FC Porto à melhor primeira volta da história do futebol português.

Sob o vitral “Decus in Labore”, na icónica Livraria Lello, a mensagem foi clara: o aperto de mão entre treinador e presidente prolongou um caminho feito de rigor, ética e obsessão saudável pelo detalhe, com o Clube sempre acima de qualquer ego. É continuidade no método, estabilidade no projeto e ambição que não se proclama, mas que se trabalha e se prova a cada dia. 
 
A matemática da exigência ficou bem expressa nos 49 pontos em 17 jogos e na liderança destacada. Farioli registou o recorde e lembrou que a única soma que conta é a do último dia. 
 
A publicação oficial do FC Porto traz também uma entrevista a William Gomes, avançado para quem “juventude não é desculpa, é responsabilidade”. Entre Aracaju e São Paulo, entre a grande metrópole e o Porto, entre “puxa e bate”, saudade e choque, o número 7 explica a “virada de chave” e sonha com todos os títulos. 
 
Do extremo oeste do Rio à elite europeia, Thiago Silva fez da leitura do jogo a sua marca. Depois de Milão, Paris e Londres, regressou ao Dragão com classe e a bagagem cheia de títulos. Oskar Pietuszewski, 24 anos mais novo do que o herdeiro da camisola 3, chegou ao Dragão com a urgência dos predestinados: pede a bola, arrisca, não aceita perder. É ele o novo caçula do plantel. No penúltimo dia do mês, deu-se também um reencontro que pede golos com a chegada de Terem Moffi à Invicta, onde jogará ao lado do antigo colega Pablo Rosario e será orientado por Francesco Farioli, que já o havia treinado no OGC Nice.
 
O espaço “Entre Linhas” é detalhe, farpa fina e contexto. O jogo, o gesto e a ideia por trás do resultado. São crónicas de revista, para ler e guardar. Dublin é para sempre e para comprar. Quinze anos depois, o FC Porto e a New Balance vestem a memória da Liga Europa de 2011 num quarto equipamento feito de raios e saudade. 
 
No futebol feminino surgiu uma internacional eslovaca para reforçar as opções na ala esquerda. Duas décadas depois de Marek Čech, Lenka Mazúchová, de 21 anos, chega com pé esquerdo, drible e fome de vitória. 
 
No hóquei em patins o protagonista deste mês é Gonçalo Alves, o capitão e o goleador. Perto de atingir os 500 jogos pelo FC Porto, o 77 fala de títulos, exigência diária e da fome de marcar que não o larga. 
 
No basquetebol, Jhonathan Dunn, reforço vindo dos South Bay Lakers, fala da adaptação, de Fernando Sá e de ambição: Taça de Portugal já, campeonato depois. 
 
No voleibol, Milana Bozic tem “vivido um sonho”. Da Bósnia a Portugal, a distribuidora revela o que a conquistou, como se constrói o jogo e por que razão se luta por tudo no Porto.

No andebol, depois de recuperar, crescer e voltar, Antonio Martínez explica como as lesões o fizeram mais forte e pede um Dragão Arena cheio para atacar campeonato, Taça e Europa.

Nas páginas dedicadas à história é hora de (Re)Visitar Pedroto. O “Mestre” regressou ao Museu em aula de casa cheia com José Neto. A evocação do “Profeta” ligou o legado de Pedroto à memória e pensamento de Manuel Sérgio. 
 
A edição 470 da Dragões chegará, brevemente, às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na sua versão digital. É fácil e gratuito. 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.