Estádio do Dragão acolhe o clássico da 21.ª jornada a partir das 20h45
O jogo que encerra a 21.ª jornada da Liga Portugal opõe o primeiro ao segundo classificado e joga-se a partir das 20h45 desta segunda-feira no Estádio do Dragão (Sport TV1). Separados por quatro pontos na tabela classificativa, FC Porto (55) e Sporting (51) medem forças pela 255.ª vez, a segunda na presente temporada.
Após o desaire frente ao Casa Pia (2-1), os comandados de Francesco Farioli interromperam uma série de onze triunfos consecutivos e passaram a somam 18 vitórias, um empate caseiro com o Benfica (0-0), uma derrota em Rio Maior, 41 golos marcados e seis sofridos no campeonato.
O Sporting venceu 16 das 20 primeiras rondas, perdeu apenas contra o FC Porto (1-2) e não foi além de uma igualdade na receção ao SC Braga (1-1) e nas deslocações ao Estádio da Luz (1-1) e ao Municipal de Barcelos (1-1). O ataque leonino é o mais concretizador da Liga - 54 golos marcados, mais 12 do que o Benfica - e a defesa é a segunda menos batida (11 sofridos).
Nas competições internacionais, ambos os emblemas terminaram as respetivas fases de liga no top-8 e garantiram a passagem direta aos oitavos de final. Os portistas alcançaram o quinto lugar na Liga Europa e os sportinguistas o sétimo posto na Liga dos Campeões. Na Taça de Portugal avizinha-se um duplo clássico nas meias-finais, primeiro em Alvalade e só depois no Dragão.
Nos 254 anteriores confrontos de cariz oficial, o FC Porto venceu 94, empatou 74 e perdeu 86, com um saldo goleador de 342 a favor e 356 contra. Na Invicta o registo é bastante mais favorável: 118 jogos, 65 vitórias, 34 empates, 19 derrotas, 207 golos marcados e 118 sofridos. Os lisboetas não vencem no Estádio do Dragão há praticamente dez anos, desde abril de 2016 - de então para cá registaram-se sete triunfos azuis e brancos e quatro igualdades.
Os ingressos para o clássico já esgotaram, mas os sócios ainda podem libertar a cadeira do Lugar Anual para que o Clube faça a revenda da mesma, um processo irreversível e exclusivo da plataforma bilhetes.fcporto.pt. Todos os espetadores devem cumprir escrupulosamente o Regulamento de Acesso e Permanência no Estádio do Dragão. De acordo com o documento, é proibida a entrada de adeptos do clube adversário em qualquer setor que não o visitante.
As portas do estádio abrem às 18h45 e a animação arranca às 17h00 na Praça do Dragão. Está a ser preparada uma coreografia para o momento da entrada das equipas, pelo que os espetadores devem entrar cedo e não mudar as bandeiras e cartolinas de lugar para que o efeito final seja o pretendido.
No perímetro, em representação da Câmara Municipal, a Porto Digital vai realizar questionários que permitirão recolher dados reais sobre a experiência dos adeptos e os respetivos padrões de mobilidade - inquéritos essenciais para a melhoria das soluções que estão a ser testadas com o objetivo de melhorar as deslocações dos adeptos do FC Porto em dias de jogo. No domínio do transporte público, estão previstos reforços e ajustes nos serviços de metro, comboio e autocarros, de forma a responder aos picos de procura.
FC Porto
Os portistas que vão pintar as bancadas de azul e branco “podem esperar o mesmo FC Porto de sempre, uma equipa com atitude, um espírito forte e muito desejo de entrar em campo com o pé direito”. Preparado para sentir “a responsabilidade de aquecer o Dragão nos momentos certos”, Francesco Farioli considera que “os adeptos vão ter um papel importante” e que “ter o estádio cheio é a prova da vontade que eles têm de apoiar e de dar uma força extra à equipa”.
Em pleno auditório do CTFD Jorge Costa, onde decorreu a conferência de imprensa de antevisão da partida, o técnico italiano revelou que “os jogadores encararam a semana de trabalho com a mentalidade certa”, mas sublinhou que “o mais importante é demonstrarem-no durante o jogo”, porque até agora “todos os pontos foram ganhos com muito esforço e trabalho”.
“Estamos exatamente onde queremos estar e estamos onde merecemos estar”, reforçou o líder de um grupo dentro do qual “todos estão em sintonia e na mesma página”: “Sabemos por onde queremos ir e quem queremos ser nos próximos meses”.
Os autores dos golos no clássico da primeira volta, em Alvalade, são baixas confirmadas - William Gomes vai cumprir castigo depois de ter sido expulso na última jornada e Luuk de Jong continua a realizar apenas tratamento e trabalho de ginásio, tal como Nehuén Pérez. Em sentido inverso, Martim Fernandes já foi dado como apto pelo departamento de saúde.
Sporting
O Sporting viu sair o extremo Alisson Santos para o Nápoles e o central Jeremiah St. Juste para o Feyenoord, mas reforçou os corredores do ataque com Luís Guilherme (ex-West Ham) e Souleymane Faye (ex-Granada) no mercado de Inverno.
O guarda-redes Rui Silva, os defesas Iván Fresneda, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo, os médios Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, João Simões e Pedro Gonçalves e os avançados Geny Catamo, Francisco Trincão e Luis Suárez são os onze atletas mais utilizados por Rui Borges, que distribui os minutos no eixo defensivo por Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Matheus Reis e Zeno Debast.
Luis Suárez, autor de 25 remates certeiros em 33 jogos, é o melhor marcador dos lisboetas, seguido de Pedro Gonçalves (11) e Francisco Trincão (10) - que lidera a tabela dos assistentes, com 12 passes para golo.
Questionado sobre a disponibilidade do central Zeno Debast e do ponta de lança Fotis Ioannidis na antevisão do clássico, Rui Borges afirmou que “os dois jogadores estão fora e não vão a jogo” devido a problemas físicos - tal como o extremo Geovany Quenda.
Equipa de arbitragem
Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 40 anos terá como assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota, sendo Hélder Malheiro o quarto árbitro. O VAR será Tiago Martins, assistido por Pedro Felisberto.
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.