Lateral direito internacional português de 23 anos deixa o Gummersbach e assina até 2027
João Gomes é o mais recente reforço para a equipa de andebol. Acabado de ajudar Portugal a atingir o inédito quinto lugar no Europeu, o lateral direito de 23 anos troca o Gummersbach pelo FC Porto e assina um contrato válido até 2027.
Natural de Águas Santas, o novo dono da camisola azul e branca com o número 3 apaixonou-se pela modalidade cedo, quando o tio - à data pivô na formação local - o convidou para assistir a um jogo. Desse primeiro impacto até se estrear nas reputadas camadas jovens do clube maiato foi um instante, mas a paixão não se revelou efémera. Investido em afirmar-se no andebol nacional, percorreu todos os escalões até se estrear como sénior com apenas 17 anos, a 25 de agosto de 2019, precisamente contra o FC Porto.
Os cinco golos que marcou nessa Supertaça não impediram que o troféu viesse para a Invicta, mas deram-lhe confiança para iniciar um percurso imaculado com 309 remates certeiros em 137 partidas distribuídas por quatro temporadas, durante as quais acumulou experiência nas provas nacionais e somou os primeiros minutos nas lides europeias enquanto se foi também destacando nas seleções jovens.
Disputou o Europeu de sub-19 em 2021, contribuiu para Portugal chegar à final do Campeonato da Europa de sub-20 em 2022, ao lado de Diogo Rêma, Pedro Oliveira, Ricardo Brandão, Vasco Costa e Miguel Oliveira, e acompanhou-os até aos quartos de final do Mundial sub-21 de 2023. Pelo meio, foi ainda a tempo para adicionar ao palmarés as vitórias no Torneio das Quatro Nações e no Torneio Internacional da Hungria.
A rapidez e inteligência do atleta de 1,78 metros despertou a atenção do Sporting e a mudança para Lisboa rendeu-lhe dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e duas Supertaças, além da estreia na Liga dos Campeões. 185 remates certeiros em 91 desafios ao mais alto nível não deixaram indiferente Paulo Jorge Pereira, que o convocou pela primeira vez para a Seleção Nacional em maio de 2024 e, face à boa réplica dada, também lhe concedeu a estreia no histórico Mundial de 2025 que os Heróis do Mar terminaram no quarto lugar. João Gomes marcou dez golos ao longo da prova.
Terminada a primeira passagem por solo luso, o mais recente Dragão mudou-se para a Liga Alemã, considerada por muitos e pelo próprio como a melhor do mundo, para reforçar o Gummersbach, gigante adormecido que tem no palmarés 13 títulos europeus - entre os quais cinco Ligas dos Campeões - e 12 títulos germânicos. Sob o comando da lenda Gudjón Valur Sigurdsson e ao lado de nomes sonantes da modalidade como Kentin Mahé ou Kay Smits, o primeira linha marcou 28 golos em 21 jogos pelo atual sexto classificado da Bundesliga antes de voltar a alcançar patamares nunca atingidos com a Equipa das Quinas, desta feita no já mencionado Campeonato da Europa em que marcou nove golos junto de Rui Silva, Pedro Oliveira, José Luís Ferreira e Ricardo Brandão.
De volta ao Porto - onde trilhou também o percurso académico na Faculdade de Engenharia -, João Gomes prepara-se para integrar o plantel às ordens de Magnus Andersson que compete no Campeonato Nacional e na Liga Europeia.
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.