FCP logo

João Brandão e Domingos Andrade perspetivam o União de Leiria-FC Porto B, da 22.ª jornada da Segunda Liga (domingo, 18h00)

“A competitividade da Segunda Liga não deixa ninguém adormecer e a exigência que se respira diariamente no Clube agarra ao trabalho” um plantel que “cresceu mesmo muito” e tornou-se “muito mais competente em alguns momentos do jogo”. Na 22.ª jornada da Segunda Liga, o FC Porto B vai defrontar a União de Leiria no Estoril (domingo, 18h00, Sport TV+) por força da “catástrofe que assolou Portugal” e, já depois de deixar “um abraço solidário a todas as vítimas”, João Brandão garantiu que os atletas estão “preparados para qualquer plano que o jogo traga” frente a “um candidato ao título que se reforçou e reformulou no mercado de inverno”.

À “espera de um jogo bastante difícil” diante de “uma equipa com bastante posse de bola que tem jogadores com qualidade”, o médio Domingos Andrade garante que os “bês” estão “preparados para todas as adversidades” e “focados no objetivo, que é crescer cada vez mais e evoluir”.

João Brandão

Em alerta constante
“A competitividade desta Liga não nos deixa adormecer e a exigência que se respira diariamente neste Clube agarra-nos ao trabalho. É isso que temos feito desde o início da época. Nos momentos bons e menos bons agarrámo-nos sempre ao trabalho, à responsabilidade de representar este Clube e de formar jovens jogadores que possam estar aptos e disponíveis para a exigência da equipa A. A proximidade pontual é muito grande entre todas as equipas, a dificuldade de conquistar pontos é tremenda, como já sentimos na pele, por isso nada nos deixa relaxados, tudo nos leva a estar focados no que ainda está por vir.”

O adversário
“Antes de falar da União de Leiria, quero deixar um abraço solidário a todas as vítimas desta catástrofe que assolou Portugal e desejar que rapidamente nos possamos todos reerguer de forma solidária, como é característica deste povo. Falar do Leiria é falar de um candidato ao título, uma equipa que se reforçou e reformulou-se também muito neste mercado de inverno, uma equipa extremamente agressiva no momento defensivo. Sabemos que procuram as marcações individuais, não só no corredor central, mas também no exterior. É um adversário extremamente competente nas situações de bola parada, mas estamos preparados para um grande desafio e focados nas oportunidades que o Leiria nos pode dar. Levamos o plano de jogo e a capacidade criativa de descobrir também alguma coisa que o jogo nos possa dar. Acima de tudo, a equipa cresceu muito em termos de maturidade e da forma como consegue entender os diferentes momentos do jogo. Acho que isso vai ser decisivo.”

Um salto no desenvolvimento e na tabela
“A nossa equipa cresceu mesmo muito, transformou-se numa equipa muito mais competente em alguns momentos do jogo, por isso acredito que vamos fazer um jogo muito mais regular do que o da primeira volta. A nossa equipa mostrou recentemente que está mais preparada para as incidências que vão surgindo ao longo do jogo, sejam elas positivas ou negativas. Essa regularidade e consistência são fundamentais para conseguirmos competir ao mais alto nível. O Leiria é uma equipa à imagem do seu treinador, com características muito vincadas, por isso estamos focados, mas preparados para qualquer plano que o jogo nos traga.”

A ligação estreita à equipa principal
“Sim, acho que não há muitas dúvidas quanto a isso, basta olhar para a média de idades da equipa B, comparativamente com os anos anteriores. O grande propósito é conseguir criar um contexto ideal para formar jogadores que um dia possam estar ao nível da equipa A, e esse contexto passa também para o lado competitivo. Não nos escondemos e queremos assumir os jogos como um momento muito importante em que queremos ganhar, ter bons desempenhos e somar pontos coletivamente, mas respeitar as caraterísticas de cada jogador, a forma como cada um tem de desenvolver e potenciar as suas capacidades. Há dois fatores essenciais para conseguirem dar o salto: a oportunidade e a prontidão do jogador. A prontidão do jogador é decisiva para, quando a oportunidade surgir, eles mostrarem rendimento, porque na equipa A vive-se única e exclusivamente de rendimento, com a exigência de ganhar, e é isso que nós queremos cultivar diariamente aqui nos treinos e também nos jogos.”

Domingos Andrade

Competitividade máxima
“Esperamos um jogo bastante difícil, porque todos os jogos da segunda liga são bastante competitivos. Estamos a trabalhar no sentido de estar preparados para as adversidades do jogo.”

Um plantel recheado de talento
“Sim, temos um grupo com bastante qualidade, temos no plantel jogadores que foram Campeões do Mundo e isso não é para todos. A equipa não está confortável, queremos muito mais, estamos no meio do caminho ainda. Estamos focados no nosso objetivo, que é crescer cada vez mais e evoluir.”

A União de Leiria
“A União de Leiria é uma equipa com bastante posse de bola, que tem jogadores de qualidade, então esperamos um adversário bastante competente e estamos a preparar-nos da melhor maneira para respondermos de maneira positiva.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.