Declarações de João Brandão após o FC Porto B 1-0 Paços de Ferreira
Lograda a quarta vitória nos últimos cinco jogos e a terceira nos últimos três desafios no Olival (1-0), João Brandão afirmou que este era o resultado que queria de forma a “criar este hábito de ganhar para poder formar jogadores à Porto”. Ciente de que “o ganhar faz parte do ADN do FC Porto”, o treinador elogiou o “bloco muito comunicativo, dinâmico e estreito” que os “bês” formaram na defesa, apontou lacunas a melhorar “na transição ofensiva” e, questionado sobre a permuta de atletas entre os vários escalões do Clube, garantiu que a união e o alinhamento entre as várias equipas técnicas “são inequívocos”: “Só há um FC Porto e procuramos sempre o contexto ideal para o processo evolutivo dos jogadores, sem esquecer a capacidade coletiva de todas as equipas jogarem para ganhar em todos os escalões”.
O resultado merecido e desejado
“Era a vitória que queríamos, queríamos criar este hábito de ganhar para podermos formar jogadores à Porto. O ganhar faz parte do ADN do FC Porto. Foi um jogo difícil contra um Paços de Ferreira com muita mobilidade ofensiva, esperávamos isso e era muito importante o nosso bloco ser muito comunicativo, dinâmico e estreito, foi isso que fizemos e conseguimos, assim, estar em muitos momentos estáveis defensivamente e ganhar a bola para explorar espaços. Faltou-nos essa transição ofensiva, foi o momento do jogo em que não estivemos tão bem hoje. Atendendo à mobilidade do adversário, se tivéssemos tido mais critério na nossa transição ofensiva e conseguido mais passes para fora da zona de pressão… foi o que faltou ao nosso jogo hoje, mas de resto conseguimos criar oportunidades e instalar-nos no meio-campo adversário, o que não foi fácil pela atitude do Paços de querer sair logo na pressão e saltar em cima da bola. Fica um grande golo numa jogada bonita e a eficácia logo a abrir o jogo, era um desafio que tínhamos internamente e conseguimos cumpri-lo.”
Sintonia total
“É inequívoco. Tivemos jogadores dos sub-17 a treinar connosco durante a semana que foram jogar a Alcochete, outros que estiveram e estão connosco a ir jogar ao Seixal pelos sub-19, jogadores nossos na equipa A e que hoje jogaram de manhã, e mesmo alguns que treinaram durante a semana na equipa principal e jogaram por nós. Só há um FC Porto e procuramos sempre o contexto ideal para o processo evolutivo dos jogadores, sem esquecer a capacidade coletiva de todas as equipas jogarem para ganhar em todos os escalões.”
Os testes que se seguem contra os primeiros classificados
“São esses os desafios que nos fazem crescer e dar tudo todos os dias. Não me canso de realçar que estes são os mesmos jogadores, a mesma equipa técnica e o mesmo staff que está há meses neste processo. Agora conseguimos esta recompensa dos pontos e do posicionamento diferente na tabela classificativa. É um processo evolutivo, contínuo e no qual continuamos muito alerta para que eles não se distraiam, até porque o caminho é longo para eles e para a equipa.”
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.