FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 24 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

4. Teatro Rivoli

A história do FC Porto faz-se, sobretudo, de remates, golos, vitórias e conquistas. Poucos ousariam acrescentar a esta histórias guiões escritos, cenas, didascálias, atos, palco e camarins. Mas a verdade é que, durante dois anos, o FC Porto teve um grupo de teatro. A estreia foi, precisamente, no Teatro Rivoli, o novo local de paragem do Roteiro “Histórias na Cidade”, em vigor até 26 de outubro.

A 3 de julho de 1963, o FC Porto subiu ao palco do Rivoli para apresentar a peça “Pássaros de Asas Cortadas”, um original de Luiz Francisco Rebello encenada pelo ator Júlio Couto.

Sendo certo que a vocação portista estava, essencialmente, virada para o desporto, com o futebol à cabeça, o final do grupo de teatro não significou, por si só, o desligar do clube a esta arte.

Muito recentemente, em 2015, no mesmo Rivoli da estreia, subiu a palco o espetáculo “Ícones do Desporto”, produzido pelo Teatro Nacional do Porto e que homenageava, em duas peças, o futebolista Fernando Gomes, vencedor de duas Botas de Ouro pelo FC Porto, e a campeã olímpica Rosa Mota, também antiga atleta do clube. 

As ligações do Teatro Rivoli ao FC Porto não ficam por aqui. Em 1935, bem antes da aventura em cima do palco, já Carlos Nunes lá recebia uma medalha de ouro por ter sido o melhor marcador portista da primeira edição do Campeonato Nacional de Futebol, que o FC Porto venceu, com 13 golos.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

3. Barbearia Garrett

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.