FCP logo

Treinador portista lançou o Liverpool-FC Porto da 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, que se disputa esta terça-feira em Anfield (20h00)

O FC Porto defronta esta terça-feira o Liverpool em embate relativo à 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões no estádio de Anfield (20h00, TVI). Na projeção do encontro, o técnico Sérgio Conceição salientou o valor do conjunto inglês mas garantiu que a equipa tem o pensamento na vitória, deixando claro que a diferença de orçamento entre os clubes pode ser esbatida no terreno de jogo.

Alex Telles
"Não sei se joga. Está melhor mas ainda não sabemos se pode jogar."

Ausência de Herrera
"Acho que há duas situações importantes: a forma como olhamos para o Liverpool e o contexto competitivo em que a equipa está inserida. Todas as semanas, o Liverpool tem desafios de altíssimo nível. Já o nosso contexto não é exatamente o mesmo, nós conseguimos igualar essa intensidade, não pela competição em que estamos mas porque essa é a nossa identidade. Outra coisa é a estratégia para o jogo e aí claro que as ausências pesam. Percebendo o contexto e as ausências, temos de ser inteligentes e criativos. O importante é a dinâmica, sei que isto é um chavão do futebol mas é a verdade. Tudo depende da dinâmica criada de acordo com as características individuais dos jogadores, importa definir como atacar, o que fazer quando não se tem bola, isso é mais importante do que saber as peças a utilizar."

Possíveis mudanças táticas a pensar na desforra?
"Tem-se feito muito esta pergunta e tem-se falado muito em vingança. Isto é um jogo de futebol, todos os jogos têm histórias diferentes e nenhum resultado momentâneo pode mudar o nosso rumo. No ano passado, não fizemos o que podíamos ter feito e o adversário foi muito eficaz no seu processo. Em 16 jogos da Liga no seu estádio, empatou dois contra o Man. City e o Leicester, e na época passada passada foi finalista da Champions. Sabemos da diferença de milhões, mas os nossos milhões são o rendimento diário e a nossa preparação para cada jogo. O valor das equipas não se mede pelos milhões. Um bom exemplo é o Militão que chegou por uma verba e sai por outra bem diferente. Esta competição valoriza os jogadores. A oportunidade que a vida nos dá é fantástica. Nós temos trabalhado de forma muito séria e empenhada para ter oportunidade de estar nesta competição que é a melhor da Europa e do mundo. Temos de desfrutar deste desafio com responsabilidade."

Importância de Pepe e Herrera
"Foram eles que pediram para vir, eles sentem muito este momento e o presidente autorizou a vinda deles. É muito importante tê-los connosco pela experiência que trazem. São dois capitães."

A ambição de Pepe na Champions
"O Pepe é muito ambicioso, todos nós somos ambiciosos. Mas há aquela história engraçada de um miúdo que queria aprender muito e tinha muita pressa. Essa pressa era prejudicial porque ele olhava mais para o destino do que para o caminho. O mais importante é o momento, é o que temos de fazer amanhã. Depois logo veremos mas há que ir um passo de cada vez."

Pensamento na final
"Já pensei na final mas o foco para já é o momento e o jogo de amanhã. Temos de perceber a competição, o adversário e preparar da melhor forma o jogo. Esperamos que no final deste jogo possamos ter um resultado positivo que permita discutir a eliminatória no Dragão."

Declarações de Klopp
"Ouvi o Klopp, ele tem um departamento de comunicação acima da média. Fez uma conferência de bom nível. Acho que ninguém queria apanhar o Liverpool, não era só o FC Porto. Penso que ele foi simpático depois do que aconteceu no ano passado."

A vitória é possível
"Eu não sonho, acho que é possível ganhar aqui amanhã, preparámos o jogo nesse sentido, é preciso trabalhar muito, passar por diferentes momentos, algumas vezes não vamos estar com bola, vamos ser pressionados, noutras vezes vamos levar com transições rápidas, quando estivermos em ataque posicional temos de ter em atenção o momento da perda de bola. Se percebermos os diferentes momentos de acordo com a identidade da equipa, acho que não teremos problemas."

Ausência de Telles pode condicionar estratégia?
"Mal de mim se esta noite ainda fosse definir quem vai jogar. As coisas já estão praticamente todas preparadas, depois vamos ver se será possível usar o Alex ou não, mas os esquemas táticos já estão definidos. Só haverá alterações se alguém passar mal de noite, inclusive eu."

A derrota da época passada
"Ninguém gosta de perder nos oitavos da Champions mas isso é passado. Agora importa pensar no momento porque é isso que vai determinar o futuro próximo. Nos meus pensamentos também estão muitas vitórias."

Tudo em aberto nas três frentes
"Os nossos valores são humildade, jogo a jogo e muito trabalho. Internamente lutamos pelo campeonato, já estamos na final da Taça de Portugal e nos quartos da Champions, fruto de muito trabalho, empenho e dedicação de toda a gente. Sinto-me um felizardo por trabalhar nesta casa onde ganhei tanto como jogador. Como treinador já ganhei um bocadinho, espero ganhar mais nos próximos anos."

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.