FCP logo

Foi o treinador que conduziu o FC Porto ao primeiro título nacional de hóquei em patins da história do clube, em 1982/83

Faleceu esta terça-feira, aos 84 anos, Vladimiro Brandão, figura incontornável do hóquei em patins do FC Porto. Na época 1982/83, Vladimiro Brandão era o treinador portista e foi com ele que os Dragões venceram o primeiro Campeonato Nacional da modalidade, ao baterem o Benfica (3-1) no então denominado Pavilhão Gimnodesportivo das Antas.

Semanas antes da conquista do tão desejado título nacional, o FC Porto de Vladimiro Brandão ergueu a Taça das Taças (a segunda do historial portista depois do êxito de 1981/82), também frente ao Benfica. Depois do empate a dois golos nas Antas, registou-se nova igualdade em Lisboa, desta vez a cinco bolas, que se manteve no prolongamento. No desempate por penáltis, Vítor Bruno foi o único a marcar e o guarda-redes dos Dragões, Domingos Guimarães, defendeu todos os remates dos lisboetas.

Natural de Espinho, Vladimiro Brandão também se aventurou no hóquei em campo, no futebol e no voleibol, mas foi no hóquei em patins que se celebrizou, até porque estamos a falar do treinador que conduziu o FC Porto ao primeiro tricampeonato do clube na modalidade (1982/83, 1983/84 e 1984/85). Este facto ganha maior relevo por terem sido os primeiros três títulos nacionais do FC Porto no hóquei em patins. Antes de ceder o lugar a Cristiano Pereira, em 1985, juntou ao palmarés portista duas Taças de Portugal (1982/83 e 1983/84) e uma Supertaça (1983/84).

À família enlutada, o FC Porto apresenta as mais sentidas condolências.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.