FCP logo

Jorge Nuno Pinto da Costa em exclusivo à FC Porto TV e ao Porto Canal desde Manchester

A partir de Manchester, onde esta quarta-feira o FC Porto inicia a participação na edição 2020/21 da Liga dos Campeões, Jorge Nuno Pinto da Costa concedeu uma entrevista exclusiva à FC Porto TV e ao Porto Canal. Na véspera do embate com o Manchester City, o presidente dos Dragões pronunciou-se sobre o histórico europeu do emblema portista, sobre o reconhecimento da importância dos adeptos por parte da UEFA, teceu rasgados elogios a Pepe e duras críticas à RTP e aos homólogos encarnado e leonino. Pinto da Costa desmentiu as afirmações de Luís Filipe Vieira, que atribuiu o corte de relações entre as direções à eleição de Pedro Proença como presidente da Liga, e considerou que as declarações de Frederico Varandas após o clássico de Avalade foram palavras de alguém que beneficiou de “um dia negro para o futebol português” no ataque a Alcochete.

Determinação máxima em busca de um resultado positivo
“Estamos no presente para construir o futuro. A equipa que vai entrar amanhã no estádio vai encarar o jogo com a máxima determinação para tentarmos um resultado positivo. Se possível a vitória mesmo."

UEFA reconhece a importância dos adeptos
“A UEFA deu um voto de confiança e de reconhecimento, que outros não têm tido, da importância do futebol, da importância do publico no futebol e de quão injusto é privar as pessoas de irem ao futebol.”

Clube acima dos riscos individuais
“Como responsável número um do FC Porto tenho obrigação de estar onde o FC Porto estiver. Corremos alguns riscos, toda a gente corre, mas nós tínhamos que estar aqui hoje para demonstrar que o FC Porto está acima dos riscos que possam existir para a nossa saúde.”

Confiança absoluta num FC Porto à altura
“Tenho a confiança absoluta de que amanhã vamos estar à altura de corresponder ao nível que o FC Porto habituou toda a gente, desde há muitos anos até ao passado recente.”

Azuis e brancos nunca ganharam enquanto favoritos
“O Manchester City há muitos anos que é um candidato sério. Mas também é verdade que nunca ganhou. Nós não somos favoritos nem nunca fomos favoritos em nenhuma prova internacional, mas já ganhamos sete. O favoritismo nunca foi o que nos fez ganhar provas.”

24 campanhas ao mais alto nível
“É importante mostrar ao mundo do futebol que o FC Porto continua a justificar as suas 24 presenças na Liga dos Campeões.”

Pepe, o Dragão
“O Pepe é um jogador que simboliza o espírito do Dragão. Além de ser um jogador com imensas qualidades é um atleta perfeito. Quem tem o espírito do Dragão nunca tem medo e acha sempre que vai ganhar. Infelizmente não há ninguém que ganhe sempre, mas o espirito que o Pepe tem é muito importante para o nosso sucesso. O Pepe e um exemplo para o presente e será sempre lembrado, daqui a uns anos, espero, como um exemplo para as gerações que hão de vir”

RTP sem o mínimo de ética
“Curiosamente, Luís Filipe Vieira apareceu entrevistado num programa que não tem entrevistas. Nem a Benfica TV teve lata de levar o Luís Filipe Vieira lá para uma entrevista, porque, se não, teria de levar lá os outros candidatos. Mas a RTP, talvez por não ter problemas de ética, porque são os portugueses que pagam aos Carlos Danieis e essa gente que lá está, não tem esses pruridos e faz as coisas sem o mínimo de ética.”

Não há isenção na comunicação social
“Acho que isso foi importante porque dentro do Benfica, na oposição atual à direção presente, estão a verificar aquilo que é a minha luta. Que não há isenção em muitos órgãos de comunicação, nomeadamente na RTP que é paga por nós, por quem paga impostos. Não há o mínimo de isenção. E pensar que, num período eleitoral, se leva, não o presidente do Benfica, mas um dos candidatos, que por acaso é o atual presidente, ignorando-se os outros, não lhes dando oportunidade de ir a programas idênticos, acho que até os próprios candidatos do Benfica verificaram que eu tenho razão. Na comunicação social, não em toda felizmente, não há isenção. E quem tiver dúvidas disso que veja esse programa e como foi o tratamento que a RTP deu aos outros candidatos.”

Nada o liga ao rival, ao contrário de Vieira
“A mim não me compete nada imiscuir nas eleições do Benfica, nada. Ao contrário do presidente do Benfica, que foi 25 anos sócio do FC Porto, eu nunca fui sócio do Benfica. Portanto não tenho, nem nunca tive, nada a ver com o Benfica. Mas este facto é incontestável. Houve, nitidamente, preferência por um candidato.”

Presidente do Benfica faltou à verdade
“Em relação ao que o senhor Luís Filipe Vieira disse do nosso corte de relações, faltou à verdade. E só não digo que mentiu porque pode estar com lapsos de memória, porque ele está num período complicado.”

Explicação para o corte de relações é fantasia
“Aquela reunião que nós fizemos e que ele mencionou foi na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, um sítio propício a quem quisesse chorar. A Liga estava numa situação caótica por culpa da gestão do senhor Mário Figueiredo, que tinha sido apoiado pelo Benfica, nunca com o apoio do FC Porto. Mas todos verificámos que era preciso mudar. E então é que aparece o nome do Luís Duque e a partir daí não há traição nenhuma, porque o Luís Duque foi eleito presidente da Liga. A reunião existiu e o Luís Duque foi presidente da Liga. Cumpriu o seu mandato e, no final, havia quem não quisesse que não continuasse, ele mesmo chegou a afirmar que não queria continuar, e é aí que aparece a candidatura do Pedro Proença. Portanto, é verdade que houve a tal reunião, que não foi secreta, onde foi escolhido o Luís Duque, que foi eleito e cumpriu o seu mandato. Só depois aparece o Pedro Proença numa nova gestão. Portanto, nunca poderia ter cortado relações por um facto que não aconteceu. E quando eu vou para a Quinta das Lágrimas já estava de relações cortadas com o senhor Luís Filipe Vieira há muito tempo. Ele sabe bem desde quando. E se tiver lapsos de memória, que pergunte à Leonor Pinhão em que ano é que eu cortei relações, porque ela sabe. É uma fantasia.”

Varandas beneficiou de Alcochete
“É preciso compreender o passado das pessoas dentro do próprio clube. Houve a invasão a Alcochete, num dia negro para o futebol português, e cujo único beneficiado desse triste acontecimento foi o atual presidente do Sporting. Porque era o médico da equipa, que estava inserido naquele grupo, que esteve na final da Taça que perderam com o Aves e que, depois, se transformou num candidato à pressão que fez como bandeira de candidatura o ataque à Juve Leo.”

Queixas do presidente do Sporting após o clássico
“Tem que mostrar que está ativo, tem que mostrar aos sócios que é um defensor do Sporting, mas eu acho que o presidente do Sporting no dia em que se dedicar à medicina presta um grande serviço ao Sporting.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.