FCP logo

Jorge Nuno Pinto da Costa visitou os terrenos da Academia na Maia

A construção da Academia FC Porto está em marcha e Jorge Nuno Pinto da Costa marcou presença no arranque dos trabalhos da “obra mais necessária no momento”, a “que fazia mais falta” e a “cereja em cima do bolo” que deseja “ter pronta rapidamente para bem da juventude e do FC Porto”. No dia em que comemora 42 anos ao comando dos destinos do clube, o dirigente não deixou de “agradecer a todos os que contribuíram para que fosse uma realidade” e fez uma revelação: “Ainda quero fazer um novo pavilhão para as modalidades amadoras”.

Antes do presidente, o administrador financeiro Fernando Gomes falou do “novo plano de acessibilidades que ficará pronto quando a Academia estiver terminada” que permitirá chegar do Estádio do Dragão à nova casa da formação “em 15 minutos sempre por vias principais”, salientou a importância do “apoio da Câmara Municipal da Maia”, anunciou que “em dias de jogos esperam-se 2.000 pessoas dentro da Academia, em dias de movimento normal serão sempre entre 600 a 700 pessoas” e que “o prazo de construção previsto é de um ano e meio”.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“É a obra mais necessária no momento, porque a formação tem tido sucesso como temos visto recentemente. Temos jogadores formados no FC Porto a jogar na equipa A, jogadores de 16 anos a jogar na equipa B e pensamos que, com estas condições, o trabalho fantástico que tem sido feito pelos responsáveis poderá ser muito melhor. Poderemos albergar 140 jovens e os que não serão do Porto ficarão magnificamente instalados. Queremos ter a obra pronta rapidamente para bem da juventude, do FC Porto e quero agradecer a todos os que contribuíram para que isto fosse uma realidade. Isto está a ser preparado há ano e meio, depois de termos visto que não era possível levar a cabo o projeto em Matosinhos. Escolhemos o local, encontrámos um parceiro e com a boa vontade de todos estamos hoje a acordar do sonho que tivemos para a realidade. Esta é a obra que fazia mais falta, aquela que vai dar mais força ao FC Porto e às suas equipas de futebol. Não viemos aqui por eu completar hoje 42 anos de presidência, porque até estava previsto virmos ontem, se fizesse 50 estaria igualmente feliz. Isto não é uma obra para mim nem para a minha direção que está a terminar o mandato com esta cereja em cima do bolo. Isto é importante para o FC Porto, para o futuro do FC Porto, para os atletas que querem jogar no FC Porto e que muitas vezes iam para outros clubes por falta de instalações. Aqui vão estar magnificamente instalados. Sempre que o FC Porto ganha, seja no que for, é um dia marcante e espero que esta não seja a última obra, ainda quero fazer um novo pavilhão para as modalidades amadoras. Este é um sonho que eu tive para o FC Porto, será património do clube e para quem quer que venha a cá estar. Não fiz isto para mim, não interessa quem vai inaugurar, interessa que a obra esteja pronta ao serviço da juventude e do FC Porto.”

Fernando Gomes
“A obra já está a desenvolver-se para poderem ter ideia do empreendimento que está a arrancar. Para além deste empreendimento em curso, simultaneamente com a construção da Academia, a Câmara Municipal da Maia tem um novo plano de acessibilidades que ficará pronto quando a Academia estiver terminada. Quando o FC Porto decidiu instalar aqui a Academia teve o apoio da Câmara Municipal da Maia. Neste momento não há acesso direto apesar de estarmos em cima da autoestrada, mas quando estiver concluído chegaremos do Estádio do Dragão aqui em 15 minutos sempre por vias principais. Em dias de jogos esperam-se 2.000 pessoas dentro da Academia, em dias de movimento normal serão sempre entre 600 a 700 pessoas dentro da Academia, contando com o pessoal técnico e da formação. A Câmara Municipal da Maia contratou diretamente o arquiteto Manuel Salgado para fazer o Plano de Reordenamento que irá reformular uma zona praticamente abandonada que será um grande parque municipal no qual se integra a Academia FC Porto. O prazo de construção previsto é de um ano e meio, já começámos e por isso estamos em contagem decrescente.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.