FCP logo

Foram cerca de 11.000 pessoas, entre as quais 2500 crianças, que estiveram presentes e participaram nas várias atividades realizadas no Estádio do Dragão no passado fim-de-semana

O Dragão esteve, verdadeiramente, de portas abertas no último fim de semana e as expectativas que havia para esta iniciativa foram largamente superadas, por uma adesão massiva do universo azul e branco para dois dias que serão, certamente, inesquecíveis para muitos.

No sábado, às 9h30, já estava tudo preparado: os três campos do Road-Show, os treinadores e coordenadores, o Check-in (que se desdobrava em 4 postos e de tarde em 6), o Check-out com a máxima segurança, para assegurar que as crianças saiam com os seus encarregados de educação.

A primeira sessão, no qual participaram cerca de 200 crianças, durou apenas uma hora visto que às 10h30 os jogadores do FC Porto Vintage iniciavam o aquecimento para o jogo frente aos Veteranos do Gil Vicente que estava marcado para as 11h00. Por este motivo, algumas crianças que esperavam participar no Road-Show só o puderam fazer de tarde. 

Seguiu-se, então, um dos principais atrativos do dia, com a nostalgia a bater à porta de todos os que puderam relembrar estrelas de outros tempos. Com uma equipa reforçada com campeões europeus de 1987 e 2004, como Deco, João Pinto ou Ricardo Carvalho, entre muitos outros, o FC Porto Vintage venceu os Veteranos do Gil Vicente por 5-1, terminando uma manhã mágica para muitos portistas, entre eles muitas crianças que cresceram a ouvir os pais falar destes eternos jogadores.

Quem também marcou presença foi a Oficina Criativa do Museu, com a chancela do serviço educativo, que deu a possibilidade às crianças de desenhar a constelação do Dragão.

Tanto para os mais pequenos como para os adultos, as Taças da Dobradinha foram um dos ex-libris da iniciativa. Foram milhares os que não perderam a oportunidade de fotografar e guardar para sempre este momento.

Por tudo isto, este foi um dia de sonho para o pequeno Gonçalo, de 7 anos, que teve o privilégio de estar o dia todo no Dragão e percorreu todas as atividades. Esteve de manhã no Road-Show Dragon Force e ficou a ver o jogo do FC Porto Vintage, e tanto insistiu que voltou de tarde para voltar a jogar, abraçar o Draco e a Viena, e para tirar fotografias com os dois troféus conquistados pelos azuis e brancos.

Os pais do Gonçalo, Márcia Monteiro e Sérgio Botelho, estavam radiantes com a felicidade do filho e destacaram “a segurança, a organização e a boa disposição dos treinadores”, finalizando: “Foi um dia memorável!”.

Mais de 2000 crianças jogaram no Dragão no sábado e domingo

De tarde, a partir das 14h30, o Road-Show regressou ao relvado do Dragão e foram mais 950 crianças que cumpriram o sonho de jogar no palco dos Campeões Nacionais.

Entre as 15h00 e as 18h30 entraram em campo os mais de 400 alunos inscritos para o Super Treino Little Dragons, entre os 3 e os 7 anos, que puderam continuar a desenvolver as suas capacidades para jogar futebol como o controlo corporal, técnica de jogo, ocupação racional do espaço, intenção na procura da baliza/fechar baliza e funcionalidade do Jogo.

O Domingo contou com a presença de mais 1000 crianças que se inscreveram no Super Treino Talent Development e no Super Treino de Guarda-Redes. Vocacionado para atletas federados e focado no desenvolvimento da técnica individual, o Super Treino desafiou todos os participantes com exercícios de relação com a bola, agilidade e entendimento do jogo.  

Dois dos alunos que participaram no Super Treino, são irmãos e vieram propositadamente de Viana do Castelo para treinar no Dragão. Já tinham participado no Super Treino que se realizou na sua cidade, mas “treinar e poder jogar no Dragão é um sonho realizado”, como diz Matilde de 10 anos. O irmão mais velho, Martim, de 14 anos, estava também radiante e afirmou: “Não podia perder esta oportunidade por nada deste mundo.”

Os pais, Bruno Silva e Catarina Fernandes, falam de “um momento inesquecível” para os filhos. “A atividade foi bem organizada e dinâmica. Sentimos que é importante para os nossos filhos interagir com outros participantes, também alunos e treinadores das outras escolas Dragon Force”, acrescentam.

Os guarda-redes foram, dos mais pequenos, os últimos a participar e, mesmo assim, houve “casa cheia”. O Super Treino dedicado a todas as crianças que defendem as redes das balizas contou com exercícios exclusivos a esta posição fundamental no futebol, tais como jogo aéreo, duelos e reposições de bola em jogo.

O dia terminou com um treino especial para os mais de 180 participantes do programa Football Fitness FC Porto, projeto pioneiro em Portugal, que promove a saúde, a aptidão física e o bem-estar através da prática regular de futebol de recreação.  Um momento único para os participantes e as suas famílias.  

“O Dragão é mágico”, afirma Bruno Brito, participante do programa Football Fitness do FC Porto, que se sentiu “como se deve sentir um jogador do nosso clube” ao jogar no Estádio do Dragão, destacando o “máximo rigor na organização do evento”.  

Um fim-de-semana de Portas Abertas que se quererá repetir, certamente, no futuro.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.