FCP logo

Sérgio Conceição perspetivou o FC Porto-Sporting da 3.ª jornada da Liga (sábado, 20h30)

Depois de duas vitórias nas duas rondas inaugurais, o FC Porto regressa a casa para o primeiro clássico da época: este sábado, às 20h30 (Sport TV), os campeões nacionais recebem o Sporting no Estádio do Dragão e o objetivo é manter o pleno de triunfos na Liga. Sérgio Conceição sublinhou que “é um jogo entre candidatos ao título”, mas numa fase tão prematura da época, “não decide nada”: “É um jogo de quatro pontos e meio”, acrescentou o treinador portista. À entrada para esta jornada, o FC Porto é líder com seis pontos, enquanto o Sporting soma quatro.

“Os jogos são sempre importantes e não sabemos qual é o jogo mais importante para definir o campeão. É um jogo entre candidatos ao título, que costumo dizer que vale seis pontos, os três que se ganha e os três que não se deixa o rival ganhar, mas nesta altura da época não decide nada, por isso é um jogo de quatro pontos e meio”, começou por afirmar Sérgio Conceição no lançamento do duelo de amanhã com os lisboetas, que se segue a uma vitória arrancada a ferros em Vizela (1-0).

“O meu alerta é diário e temos sempre o jogo como referência. Os verdadeiros campeões são aqueles que estão ainda mais motivados para continuar a ganhar depois de ganharem. Procuramos a perfeição na nossa forma de jogar e na nossa forma de estar. Esse estado de espírito é muito importante para se colocar em campo tudo aquilo que trabalhamos e que nos tem levado aos êxitos no passado recente”, disse Sérgio Conceição numa alusão à exibição menos inspirada dos Dragões no Estádio do Vizela.

Sobre as opções que tem tomado para o eixo defensivo do FC Porto, Sérgio Conceição foi muito claro e elucidativo: “Às vezes colam-se rótulos aos jogadores e aos treinadores que não correspondem minimamente à realidade. O David Carmo é jogador do FC Porto e está a treinar, tal como o Marcano depois de uma travessia no deserto e com um espírito de sacrifício incrível. Tenho de olhar para os momentos dos jogadores, o que fazem durante a semana e escolher os dois melhores entre Pepe, Marcano, David Carmo, Fábio Cardoso e João Marcelo. Estou muito bem servido de centrais e pagam-me para tomar opções”.

Quem não estará entre as opções do Sporting para este clássico é Matheus Nunes, transferido entretanto para o Wolverhampton: “O Matheus Nunes era um jogador muito importante na dinâmica do Sporting, mas agora estará lá outro. Ficamos mais pobres sem os grandes jogadores que saem, mas é normal no nosso campeonato. Conseguimos dissecar ao máximo a estrutura do Sporting, mas depois é preciso trabalhar e estarmos atentos, pois é natural que as coisas se possam tornar imprevisíveis dadas as características dos jogadores em determinadas posições. Temos de estar focados naquilo que é a tarefa de cada um e olhar para aquilo que é a nossa equipa, mantendo a nossa identidade e nunca nos desviando daquilo que somos enquanto equipa”.

Veja aqui a conferência de imprensa de Sérgio Conceição na íntegra.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.