FCP logo

FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na última jornada da Liga (3-0)

O FC Porto fez o que lhe competia - ganhar ao Vitória de Guimarães e tentar marcar o máximo de golos possível -, mas nem isso chegou para revalidar o título nacional conquistado com recorde pontual. No último jogo da época num Estádio do Dragão praticamente lotado, os portistas bateram os minhotos por 3-0, alcançaram os 85 pontos e somaram os últimos três com golos de Mehdi Taremi (melhor marcador do campeonato), Otávio e Evanilson.

Matheus Uribe e Evanilson renderam Marko Grujic e Toni Martínez no onze e os visitantes ficaram reduzidos a dez desde cedo. Händel entrou duríssimo sobre o colombiano e Artur Soares Dias nem sequer hesitou quanto à cor do cartão. 

Em superioridade numérica, os azuis e brancos colocaram-se em vantagem numérica ainda antes da dezena de minutos através do suspeito do costume: Pepê arrancou a todo o gás pela esquerda e Mehdi Taremi só teve de encostar para o fundo das redes.

Evanilson esteve muito perto de seguir o exemplo do vizinho no ataque seguinte, Pepê viu o 2-0 ser-lhe anulado por posição irregular, mas o segundo viria mesmo a surgir quando Otávio teve tempo e espaço para colocar a bola rente ao poste mais distante. 

A hora de Evanilson havia de chegar mais perto do intervalo com o alto patrocínio de Taremi, autor de um passe açucarado para o brasileiro picar o ponto. A contenda esteve perto de ganhar contornos de goleada no período de compensação, só que o iraniano acertou em Varela e o 3-0 manteve-se à ida para as cabines.

A contenda reatou como havia sido interrompida, com Taremi a errar o alvo em zona privilegiada antes de a partida perder fulgor. Em cima da hora de jogo Evanilson, Galeno e Pepe saíram para ceder a vaga a Toni Martínez, Veron e Rodrigo Conceição, Matheus Uribe desceu para o eixo da defesa e o quarto esteve perto de aparecer, todavia Bamba cortou em cima da linha um cabeceamento de Rodrigo em lance confuso. 

Até ao derradeiro apito da Liga 2022/23, Franco ainda rendeu o recém-amarelado Otávio, Danny Namaso fez o mesmo a Wendell e os minhotos criaram a primeira chance digna desse nome na sequência de bola parada.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.