FCP logo

Edição de 4 de setembro de 2023

Por motivos técnicos não foi possível enviar a newsletter Dragões Diário através dos meios habituais. Aqui fica a edição deste dia 4 de setembro de 2023.

De casa
O futebol português é pródigo em acontecimentos bizarros e ontem aconteceu mais um no Estádio do Dragão: um penálti assinalado pelo árbitro de campo foi revertido na sequência de uma chamada telefónica do videoárbrito, sem terem sido visionadas quaisquer imagens – ou seja, o penálti foi marcado com base no que Miguel Nogueira viu e revertido com base no que não viu. Uma vez que isso constitui uma violação grave das regras de jogo e um erro de direito, o FC Porto apresentou um protesto com o propósito de anular o encontro.

A receção ao Arouca terminou com um empate a uma bola. O golo azul e branco foi assinado por Evanilson, depois de mais de 100 minutos em que pouco tempo houve para se jogar futebol. No fim, o treinador-adjunto Vítor Bruno salientou que “o jogo foi demasiadas vezes parado” e que o árbitro foi “demasiado permissivo” – no fundo, “uma caricatura do que tem sido recentemente o futebol em Portugal”.

O técnico não deixou de ser crítico da atuação da própria equipa, que na primeira parte teve “dificuldades em perceber como chegar à baliza adversária” e que protagonizou um “jogo sem bola” quase sempre “demasiado curto”. Nos momentos finais do desafio os Dragões expuseram a “impressão digital” do grupo, em que se destacam “a crença, a luta, a abnegação, o acreditar sempre”.

Na mesma linha, Iván Marcano comentou uma partida “difícil desde o início” em que “houve antijogo durante 90 minutos”. O central assinalou que “a equipa tem alma, coração e chega aos minutos finais e costuma fazer golos”, mas também apontou que “é melhor chegar a esta fase com o jogo já resolvido”. Agora é tempo de aproveitar a paragem para jogos das seleções para integrar melhor os reforços e trabalhar tendo em vista os objetivos que são bem conhecidos: “Estou certo de que vamos melhorar”.

O enorme esforço da formação de andebol perante o superfavorito Barcelona não foi suficiente para derrotar os catalães na final da Supertaça Ibérica: o campeão de Espanha e vice-campeão do mundo venceu o tetracampeão português por 44-38. Victor Iturriza, autor de oito golos, foi dos destaques do encontro que antecedeu a estreia no Andebol 1, agendada para quinta-feira, a partir das 20h00, no pavilhão do Belenenses. 

Na formação, é muito parecida a realidade das equipas de sub-17 e sub-15. Ambas venceram ontem de manhã por 5-0 e as duas somam por vitórias os jogos já disputados nos respetivos campeonatos. Os juvenis bateram o Padroense em Pedroso - vale a pena apreciar o segundo golo de João Pereira - e os iniciados derrotaram o Salgueiros em Campanhã - pode ver aqui o resumo

Do mundo
Os CTT e a EDP inauguraram na Maia o primeiro “bairro solar” do Norte de Portugal. Trata-se de uma unidade de produção de energia composta por 1.800 painéis solares que vai servir cerca de 8.000 pessoas e permitir poupanças de 30 a 35% no valor das faturas de eletricidade. A EDP tem a ambição de que toda a população do país venha um dia a ser beneficiada por este tipo de estrutura. 

A edição de 2023 do peculiar festival “Burning Man”, realizado desde 1986 num deserto do Nevada, nos Estados Unidos da América, teve de ser interrompida devido a um fenómeno meteorológico extremo. As chuvas fortes transformaram o recinto num mar de lama gigante onde ficaram retidas 70 mil pessoas e podem ter estado na origem de uma morte. No ano passado, os participantes tinham sido atingidos por uma onda de calor. 

Aconteceu
É sempre difícil jogar em Barcelos e o ano passado não foi diferente, mas o FC Porto foi lá construir uma vitória por 2-0 em apenas três minutos. Quando já parecia provável que o jogo chegasse ao intervalo empatado, Taremi e Galeno e marcaram aos minutos 41 e 44 e definiram o resultado final. Como pode recordar neste resumo, foram ambos assistidos por Eustaquio. 

Para ver
Como é habitual à segunda-feira, os destaques do fim de semana azul e branco são apresentados no Flash Porto às 19h45 e analisados no Universo Porto às 23h00. 

Para ouvir
Há um ano, o belga com origem ruandesa Stromae e a norte-americana nascida em Havana Camila Cabello juntaram-se para interpretar “Mon Amour”, uma música que fica no ouvido e que tem um curioso videoclipe inspirado num reality show. 

Até amanhã, 

Diogo Faria

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.