FCP logo

Juniores do FC Porto venceram 4-1 em Antuérpia na 3.ª jornada da Youth League

A equipa de sub-19 do FC Porto continua cem por cento vitoriosa fora de portas. Ao terceiro jogo na UEFA Youth League, o segundo na condição de visitantes, os Dragões alcançaram a segunda vitória europeia e somam seis pontos no Grupo H, menos três do que o Barcelona e mais três do que o Shakhtar. Em Leir, nos arredores da maior cidade da Flandres, Anha Candé bisou, André Oliveira e Gil Martins marcaram um cada e os Campeões Europeus de 2019 impuseram a terceira derrota ao Antuérpia por expressivos 4-1.

A primeira parte só teve um sentido. Durante 45 minutos, os portistas atacaram, pressionaram e trocaram a bola a seu bel-prazer perante um adversário incapaz de contrariar o forte ímpeto que se traduziu em golo logo aos seis, quando Anha Candé inaugurou o marcador do imponente Herman Vanderpoortenstadion - recinto com 14.500 lugares, quase tantos como o Bosuiltadion (16 mil).

À passagem do quarto de hora já Rodrigo Mora havia testado os reflexos de Devalckeneer, num lance em que Candé falhou o alvo na recarga e que antecedeu o bis do camisola 9, aos 18 minutos, após recuperação de André Oliveira e passe de Jorge Meireles (0-2). O assistente viria a protagonizar a ameaça seguinte, em arco, e o Antuérpia só saiu da toca ao minuto 32, quando Abdelhamid atirou de e para longe.

Até ao intervalo ainda sobrou tempo para Gonçalo Sousa desperdiçar uma chance dourada em zona frontal, mas o descanso viria a fazer bem aos belgas, que regressaram das cabines mais vivos e decididos a deixar outra imagem. 

Essa boa imagem durou pouco, porque do lado visitante estava uma equipa recheada de craques como Gonçalo Ribeiro, Martim Fernandes, Dinis Rodrigues ou Ussumane Djaló, que já trabalharam integrados no plantel principal, e de tração à frente, como demonstram as titularidades de Rodrigo Mora, Gonçalo Sousa, Jorge Meireles e Anha Candé.

Já com Gil Martins e Mariano Regal nos lugares de Mora e Djaló, o derradeiro terço arrancou quando Meireles atirou à malha lateral e pouco tardou até surgir o terceiro golo da tarde: aos 67 minutos, após cruzamento de Martim, André Oliveira aproveitou as sobras para fuzilar as redes da casa (0-3). 

O lateral direito saiu, tal como o capitão Luís Gomes, Fábio Amaral e João Teixeira entraram e o fresquíssimo Gil Martins protagonizou dois lances de golo - primeiro atirou à barra, depois aproveitou da melhor maneira mais um passe açucarado de Meireles para dar contornos de goleada à partida (0-4).

Nuno Capucho lançou Alfa Baldé para a vaga de Gonçalo Sousa e hat-trick de Anha Candé esteve perto de aparecer, não tivesse sido assinalada posição irregular. O possível 0-5 transformou-se rapidamente no 1-4 final, dado que Gerard Vandeplas assinou o tento de honra no tempo de compensação e impediram Gonçalo Ribeiro de manter a folha limpa.

De volta a Portugal, domingo há jogo em Vizela a contar para a décima jornada do campeonato (11h00).

FICHA DE JOGO

ANTUÉRPIA-FC PORTO, 1-4
UEFA Youth League, Grupo H, 3.ª jornada
25 de outubro de 2023
Herman Vanderpoortenstadion, em Lier (Bélgica)

Árbitro: Genc Nuza (Kosovo)
Assistentes: Drilon Rexhepi e Altin Zhegrova (Kosovo)
Quarto árbitro: Michiel Allaerts (Bélgica)

ANTUÉRPIA: Devalckeneer (cap.); Renders, Courtens, Alou Issa, Tuypens, Smits, Verstraeten, Horemans, Doms, Abdelhamid e Vandeplas
Substituições: Abdelhamid por Gueddar (46m), Doms por Godelaine (66m), Smits por Van Helden (73m), Tuypens por De Wit (73m) e Renders por Lievens (87m)
Não utilizados: Merckx; Gielkens
Treinador: Thomas Wils

FC PORTO: Gonçalo Ribeiro; Martim Fernandes, Bernardo Ferreira, Luís Gomes (cap.), Dinis Rodrigues, André Oliveira, Ussumane Djaló, Gonçalo Sousa, Jorge Meireles, Rodrigo Mora e Anha Candé
Substituições: Rodrigo Mora por Gil Martins (58m), Ussumane Djaló por Mariano Regal (59m), Luís Gomes por João Teixeira (72m), Martim Fernandes por Fábio Amaral (73m) e Gonçalo Sousa por Alfa Baldé (87m)
Não utilizados: Diogo Fernandes; Tiago Andrade
Treinador: Nuno Capucho

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Anha Candé (6m e 18m), André Oliveira (67m), Gil Martins (81m) e Vandeplas (90+4m)
Disciplina: cartão amarelo a Verstraeten (39m) e Ussumane Djaló (42m)

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.