FCP logo

Guarda-redes está no clube há 12 anos, desde os seis

Gonçalo Ribeiro renovou contrato com o FC Porto e vai continuar ligado até 2028 ao clube que o recebeu em 2012, aos seis anos. O guarda-redes de 18 anos começou a parar os primeiros remates nos Sub-8 e de azul e branco cumpriu todo o percurso de destaque na formação – é internacional por Portugal nos escalões de Sub-16, Sub-17, Sub-18, Sub-19 e Sub-20 – até, a 14 de agosto de 2022, sensivelmente quatro meses após ter assinado o primeiro contrato profissional, se estrear no futebol sénior pelo FC Porto B numa vitória frente à BSAD no Seixal. Foi o mais jovem guarda-redes de sempre a fazê-lo na segunda liga.

Determinado entre os postes, o guardião rapidamente sobressaiu entre a elite da formação – estreou-se em setembro na Youth League e cumpriu os oito jogos que a equipa disputou nessa edição da prova –  e singrou entre os graúdos, o que o levou a receber o Dragão de Ouro de Atleta Jovem do Ano em dezembro desse ano.

2023 foi mais um ano de confirmação da imensa qualidade do atleta de 1,87 metros, que debutou na Premier League International Cup em janeiro, assumiu a baliza do FC Porto B em mais quatro ocasiões até ao final de 2022/23 e foi chamado para os Europeus de Sub-17 e de Sub-19 no verão. Nesta última competição, Portugal foi derrotado na final, mas o guardião foi eleito o melhor do torneio na sua posição.

Tanta qualidade não passou despercebida a Sérgio Conceição, que no início desta temporada o chamou para ser um dos quatro guarda-redes à sua disposição diária no Olival, nem a Roberto Martínez, selecionador de Portugal que em outubro chamou o jovem ainda menor de idade para treinar com os maiores craques que o país produziu.

As provas de excelência de Gonçalo têm sido entregues semanalmente e a mais recente esteve bem presente aos olhos de todos os espectadores. Após quatro meses sem pisar o relvado ao serviço da equipa B, foi chamado por António Folha à titularidade em Tondela, manteve o nulo no marcador com, entre outras, uma defesa de grande nível no último lance do encontro e levou para casa o prémio de melhor em campo.

Com “orgulho” por “renovar” com o clube, o camisola 91 frisou que “todos os anos” na formação “foram muito importantes”, definiu-se como “um jogador à Porto” por ter assimilado “todas as caraterísticas do FC Porto” e disse ter em Diogo Costa “uma referência”: “Mesmo quando eu estava nos Sub-8 e ele nos Sub-14 já o era. Agora treino com ele diariamente e tento aprender diariamente e ouvi-lo ao máximo”.

Para Jorge Nuno Pinto da Costa, o “jovem”, que já tem “grande experiência e conhecimento do clube”, “é uma certeza para o futuro”: “Não tenho a mínima dúvida de que terá uma carreira muito boa, promissora e feliz e que no futuro será o guarda-redes do FC Porto. Tem tudo para isso”. O presidente elogiou ainda o leque de guarda-redes à disposição de Sérgio Conceição e afirmou que esta renovação é a “pensar mais adiante”, já que Gonçalo Ribeiro será “uma certeza no plantel e na baliza do FC Porto”.

Gonçalo Ribeiro
“É um sentimento de orgulho que tenho por renovar com o FC Porto. Já estou nesta casa há onze anos e a cada ano que passa evoluo sempre mais. Todos os anos foram muito importantes. Claro que estou há muitos anos na formação, foi o que me permitiu chegar ao patamar profissional. Estou aqui desde pequeno, assimilei todas as caraterísticas que o FC Porto tem, a minha educação não foi dada só pela minha família, mas também pelo clube e isso torna-me um jogador à Porto. O Diogo Costa é uma referência para mim, mesmo quando eu estava nos Sub-8 e ele nos Sub-14 já o era. Agora treino com ele diariamente e tento aprender e ouvi-lo ao máximo”.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“O Gonçalo Ribeiro é um jovem já com uma grande experiência e conhecimento do clube. É uma certeza para o futuro, não tenho a mínima dúvida de que terá uma carreira muito boa, promissora e feliz e que no futuro será o guarda-redes do FC Porto. Tem tudo para isso. Tem estatura, inteligência e intuição. Ou se nasce guarda-redes ou não se nasce, e ele nasceu. Estamos a preparar o futuro, temos um grande guarda-redes, o Diogo Costa, e outros de grande qualidade também, o Cláudio Ramos e o Samuel Portugal, mas temos de pensar mais adiante e ele vai ser, sem dúvida uma certeza no plantel e na baliza do FC Porto.”

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.